Os cabos VGA fornecidos com monitores de marca ou fabricados por fabricantes de cabos conhecidos raramente falham. Além disso, cabos VGA melhores geralmente suportam proporções de aspecto 16:9 mais recentes e resoluções muito além do padrão 1.024 x 768 dos monitores CRT mais antigos. No entanto, cabos VGA danificados ou de baixa qualidade podem não suportar resoluções mais altas - ou funcionar - se a solda ou a fiação entre os conectores de pinos não tiverem continuidade. Alguns cabos VGA de baixo custo não usam todos os pinos dos conectores na tentativa de economizar nos custos de fabricação. Para determinar se um cabo VGA tem continuidade em todos os pinos, use um multímetro para garantir que o cabo use todos os pinos e que todas as soldas ou fiação estejam intactas.
Etapa 1
Desligue o computador e o monitor. Desconecte o cabo VGA do monitor e do PC.
Etapa 2
Insira as pontas de prova preta e vermelha nas portas correspondentes do multímetro. Insira a ponta de prova preta no orifício ou porta marcada com "+" ou positivo e a ponta de prova vermelha na porta "-" ou negativa. Alguns multímetros têm portas "COM" e "mA", em vez de negativas e positivas. Nesses tipos de multímetros, insira a ponta de prova preta na porta "COM" e a vermelha no orifício "mA".
Etapa 3
Ligue o multímetro e coloque a chave seletora na configuração "Ohms". Se o multímetro tiver configurações de resistência variável para ohms, defina a unidade para "200" ou sua configuração mais baixa.
Etapa 4
Alinhe o cabo VGA para que você possa ver os conectores abertos em ambas as extremidades do cabo. Posicione as extremidades do cabo de forma que a borda larga do conector fique para cima.
Etapa 5
Toque as pontas de prova preta e vermelha juntas para zerar a tela e calibrar o multímetro.
Etapa 6
Toque a ponta de prova preta no pino mais à esquerda na linha superior de pinos em uma extremidade do cabo. Toque a ponta de prova vermelha no pino mais à esquerda na linha superior de pinos na outra extremidade do cabo.
Etapa 7
Veja a leitura do ohm no visor do multímetro. Na maioria dos casos, a resistência mostrada no visor deve ser maior que zero, mas menor que 20. Se o multímetro mostrar "0" no visor, não há continuidade entre os dois pinos. Isso geralmente é o resultado de um fio ou solda danificado. Em alguns cabos, o fio pode não existir.
Etapa 8
Use as pontas de prova para testar outros pinos nos conectores do cabo, certificando-se de tocar as pontas de prova exatamente nos mesmos pinos em cada extremidade do cabo.
Dica
Se todos os pinos do cabo exibirem continuidade na tela do multímetro, você poderá usar o cabo VGA com monitores para obter uma melhor relação de aspecto e resolução superior ao padrão VGA VESA de 4:3 e 1.024 x 768. Se nem todos os pinos exibirem sinais de continuidade, substitua o cabo VGA por uma unidade de qualidade superior.