Na metalurgia e na ciência dos materiais, a durabilidade é a medida da resistência à fratura de um objeto usada para determinar o nível de tensão que o objeto é capaz de suportar. O cálculo de durabilidade é aplicável a diversos itens como produtos químicos, engenharia civil e mecânica ou comércio, e as aplicações variam. Calcular o desempenho original e atual dá a um item seu verdadeiro valor. É fundamental conhecer o funcionamento do seu objeto para poder analisar e calcular a sua durabilidade.
Etapa 1
Identifique um item e material adequado para a análise – por exemplo, um conjunto de engrenagens, uma furadeira e uma broca ou uma montagem de carro de brinquedo. Suponha que seja novo e não tenha nenhum produto. Escolha materiais que se desgastam mais rapidamente para obter resultados instantâneos, como madeira, borracha, metal macio como alumínio ou vidro.
Etapa 2
Configure uma furadeira com uma broca de madeira ou vidro para que funcione da mesma maneira que uma broca real. Considere sua durabilidade como 48, 100 como sua durabilidade máxima e zero como a durabilidade mínima na qual o objeto é destruído. Esse número, 48, se aplica a materiais artesanais como vidro ou madeira. Meça o comprimento da broca.
Etapa 3
Coloque a broca em movimento, de modo que o movimento represente a sequência normal de trabalho para engrenagens mecânicas. Certifique-se de que a broca seja pressionada em uma superfície dura, como concreto, para fornecer carga máxima suficiente.
Etapa 4
Deixe a furadeira funcionar por algum tempo e certifique-se de registrar também o tempo que a furadeira leva para funcionar. Pare a broca após um tempo definido e meça a broca novamente. Tome nota de qualquer mudança significativa no comprimento. A mudança no comprimento é a operação ware, como resultado do estresse. O resultado desse teste fornece o desempenho e a taxa de tara e prevê a carga necessária para o item específico.
Etapa 5
Escreva durabilidade como dois números diferentes divididos por um sinal de barra. O primeiro número é a durabilidade antes da operação da broca, o segundo é sua durabilidade. A durabilidade da broca antes da configuração e movimento é de 48/100. A durabilidade da broca, portanto, é 48 dividido por 100 menos a mudança no comprimento da broca; por exemplo, se a mudança no comprimento for de 1 polegada, a durabilidade final será 48 dividida por 99, que é 2,0625.