O processador do seu sistema é, em última análise, o que o torna um computador; quando seu sistema mostra vários sistemas que afetam o desempenho do sistema - como congelamento durante operações de rotina e erros de "Tela azul" do Windows - um possível candidato é uma falha do processador. Há vários sintomas a serem verificados e alguns que exigem esforço adicional para remover "falsos positivos".
Problemas de inicialização do sistema
Se você inicializar sua máquina e nada acontecer – nem mesmo qualquer bipe que indique que um teste POST está sendo executado – a falha do processador é uma das duas causas possíveis; o outro é uma falha da placa-mãe. Você pode isolar as possíveis causas abrindo o caso; existem LEDs que acendem quando a energia é ligada. Se esses LEDs estiverem acesos, mas a máquina estiver se recusando a fazer o POST, a causa provável é uma falha do processador.
O sistema inicia e desliga imediatamente
Este é um modo de falha que é mais definitivamente um caso de falha do processador. As placas-mãe têm sensores de temperatura no processador e, quando o processador excede uma determinada faixa de temperatura, a placa-mãe é desligada para evitar danos ao processador. Este também é o diagnóstico mais simples de enfrentar sem ter que fazer a substituição sistemática de componentes - remova o dissipador de calor do processador, limpe a camada antiga de pasta térmica com uma lâmina de barbear, aplique uma nova camada, recoloque o dissipador de calor e tente novamente.
O computador trava durante o trabalho
Outro conjunto de sintomas de falha do processador ocorre depois que você acessa o sistema operacional:o mouse congela na tela e o sistema fica completamente sem resposta, geralmente com uma série de bipes curtos quando você tenta digitar qualquer coisa com o teclado. Isso pode ser um sintoma da falha do processador central - ou pode ser um sintoma da falha do processador da placa gráfica.
Tela azul "Aborto do sistema"
O Windows melhorou significativamente em sua confiabilidade com a mudança para a base de código do Windows NT começando com o sistema operacional Windows XP, e só ficou mais confiável desde então. Embora as telas azuis "System Abort" fossem comuns no Windows 95, Windows 98 e Windows ME devido a conflitos de driver, desde a mudança para o Windows XP e especialmente o Windows Vista e o Windows 7, uma tela azul "System Abort" provavelmente está relacionada ao hardware . Obter consistentemente uma tela azul do Windows não é um indicador infalível de uma falha do processador, mas é algo a ser considerado.
Causas de falha do processador
Existem duas causas principais de falha do processador:superaquecimento do processador e picos de tensão. O superaquecimento é a causa raiz de mais de 95% de todas as falhas do processador. Os surtos de tensão que destroem um processador são relativamente raros, mas às vezes acontecem quando uma fonte de alimentação fica velha o suficiente para enviar surtos de tensão. A maioria das configurações do BIOS permite medir a temperatura do processador na inicialização do sistema. Há vários utilitários que também retransmitirão essas informações para o Windows; em geral, se o seu processador estiver funcionando acima de 60 C (140 F), ele corre o risco de se danificar.
Eliminando sistematicamente possibilidades
Ao tentar isolar qual componente está fazendo com que seu sistema de computador bloqueie ou lance mensagens de aborto, a parte mais importante do processo é ser sistemático - se você tiver dois computadores com hardware idêntico e um deles bloquear consistentemente ou lançar azul telas, comece trocando placas de vídeo, depois trocando RAM e depois trocando processadores entre elas. A chave aqui é replicar o problema (e a solução) trocando componentes entre os sistemas e testando-os um de cada vez, até saber com certeza qual componente está causando a falha.