Um dos problemas mais proeminentes na engenharia de software tem sido como programar peças grandes e complexas de software. Muitas vezes, grandes projetos envolvem centenas de programadores trabalhando em milhões de linhas de código. Nesse tipo de ambiente, é fácil perder a noção do que um código específico faz ou produzir um código que deve ser reescrito em outro lugar. Para evitar esses cenários de planejamento deficiente, os cientistas da computação começaram a se organizar em torno do conceito de "modularização", que significa dividir e organizar o código com base na tarefa que ele executa. Dessa forma, o código se torna reutilizável e mais fácil de depurar e gerenciar.
Mais fácil de depurar
Ao depurar programas grandes, como e quando os bugs ocorrem pode se tornar um mistério. Isso pode levar muito tempo valioso de um programador, pois ele pesquisa linhas e linhas de código para descobrir onde ocorreu um erro e os problemas que ele causa posteriormente no programa. Se um programa for projetado com modularidade em mente, no entanto, cada tarefa discreta terá sua própria seção discreta de código. Assim, se houver um problema em uma função específica, o programador sabe onde procurar e pode gerenciar uma porção menor do código.
Código reutilizável
O código modular permite que os programadores reutilizem facilmente o código. Se tarefas específicas forem seccionadas para determinadas funções ou classes, isso significa que o programador pode reutilizar esse código específico sempre que precisar executar essa tarefa novamente. Se o código não estiver organizado em partes discretas, será mais difícil (ou impossível) referenciar, separar ou implementar esse código em outros contextos de programação.
Legibilidade
O código modular é um código altamente organizado. Organizar o código com base na tarefa significa que o programador pode organizar cada parte do código com base no que ele faz. Então, ela pode facilmente encontrar ou fazer referência a esse código com base em seu esquema de organização. Além disso, outros programadores que trabalham no código podem seguir seu esquema de organização para ler o código também. Isso otimiza o código para uso entre vários desenvolvedores com menos problemas.
Confiabilidade
Todas essas vantagens se somam a uma grande vantagem:confiabilidade. Código que é mais fácil de ler, mais fácil de depurar, mais fácil de manter e mais fácil de compartilhar sempre será executado de forma mais suave e com menos erros. Isso se torna necessário ao trabalhar em projetos extremamente grandes, com centenas de desenvolvedores, todos os quais precisam compartilhar código ou trabalhar em código que terá que interagir com o código de outros desenvolvedores no futuro. A modularização do código é necessária para criar software complexo de forma confiável.