Se você não estiver obtendo uma imagem de sua conexão via satélite, determinar a condição de sua antena parabólica requer um processo de eliminação. O amplificador/down-converter localizado na buzina de alimentação da antena pode estar com defeito, mas para testá-lo é necessário levá-lo a uma oficina. Antes de fazer isso, você deve eliminar todas as outras possibilidades para evitar tempo e gastos desnecessários. Você deve assinar um serviço de satélite e ter um receptor para receber o sinal.
Etapa 1
Ligue o receptor de satélite e a TV. Certifique-se de que o seletor de entrada da TV esteja ajustado para a entrada em que você está conectado. Se você não vir nenhuma imagem, verifique os cabos entre o receptor e a TV. Se eles são bons e você ainda não vê nenhuma imagem, seu receptor está ruim e você deve consertá-lo antes de poder verificar seu prato. Se você vir um aviso de que não tem sinal de recepção, seu receptor está OK e você pode continuar verificando.
Etapa 2
Olhe para fora no clima. Uma forte tempestade entre a antena parabólica e o satélite pode causar uma perda temporária de sinal, mesmo que não esteja chovendo onde a antena está localizada. Se houver uma tempestade, espere até que ela passe.
Etapa 3
Olhe para a sua antena parabólica para ver se ela pode ter sido deslocada por um vento forte ou por um objeto em queda. Se o prato parecer estar fora de posição, mas não quebrado, ligue para sua empresa de satélites para alinhá-lo. Se estiver dobrado ou se o chifre de alimentação estiver dobrado ou quebrado, o prato está ruim. Olhe da antena parabólica na direção do satélite para ter certeza de que nenhuma árvore cresceu no caminho, ou que novas casas ou prédios bloquearam o sinal.
Etapa 4
Olhe para a tampa da buzina de alimentação para ver se está rachada ou quebrada. Água ou umidade no interior pode danificar o LNB. Alguns têm uma tampa translúcida que pode apresentar condensação no interior que pode causar uma falha.
Etapa 5
Verifique as conexões do cabo no receptor e no prato. Remova-os e procure por um condutor central dobrado ou quebrado, um conector danificado que não faça uma conexão de aterramento ou sujeira ou corrosão que possa bloquear um sinal. Substitua quaisquer conectores defeituosos ou ligue para sua empresa de serviços de satélite para fazer isso.
Etapa 6
Verifique o cabo quanto a cortes, rupturas ou esmagamento. Siga-o por todo o seu comprimento e olhe com atenção. Um cabo esmagado pode ter o condutor central em curto com a blindagem e bloquear o sinal. Se os cabos e o receptor estiverem OK, e o prato estiver alinhado corretamente e não estiver fisicamente danificado ou bloqueado, você provavelmente tem um LNB ruim no seu prato e ele precisa ser substituído.
Aviso
Se sua antena estiver em um local de difícil acesso ou perigoso, ligue para sua empresa de satélites para fazer a inspeção. Não corra riscos desnecessários.