O utilitário de prompt de comando do Windows, netstat, permite que você verifique seu computador para saber se ele tem algum programa ou serviço escutando conexões de entrada pela Internet. Na maioria dos casos, programas legítimos, como serviços de atualização de antivírus, fazem com que seu computador escute as conexões de entrada. No entanto, em alguns casos, o utilitário netstat pode ajudá-lo a identificar uma vulnerabilidade causada por um vírus ou software malicioso. Execute o utilitário netstat em um prompt de comando elevado do Windows.
Etapa 1
Abra o menu Iniciar e digite "cmd" no campo "Pesquisar programas e arquivos" na parte inferior.
Etapa 2
Clique com o botão direito do mouse no ícone "cmd" quando ele aparecer na lista de resultados. Selecione "Executar como administrador" no menu de contexto. Digite uma senha de administrador e pressione “Enter” se o computador solicitar credenciais administrativas.
Etapa 3
Digite “netstat -a” na janela do prompt de comando e pressione “Enter”. O computador exibe uma lista de todas as portas TCP e UDP abertas.
Etapa 4
Procure qualquer número de porta que exiba a palavra "LISTENING" na coluna "State". Seu computador está ouvindo solicitações de conexão de entrada nesses números de porta. Procure os números das portas usando uma lista online para determinar os programas e serviços associados a essas portas.
Dica
Se você tiver várias máquinas que se conectam à Internet por meio de um computador servidor, execute a verificação de porta no servidor, pois uma vulnerabilidade nesse computador pode afetar toda a rede.
Você também pode executar uma varredura de portas em seu computador usando uma ferramenta baseada na Web, como o ShieldsUP! da Gibson Research Corporation. Quando usado em combinação com o utilitário netstat no Windows, uma verificação de porta baseada na Web fornece uma visão mais abrangente das portas vulneráveis do seu computador.