Um osciloscópio é um tipo de instrumento de medição elétrica com o qual você pode analisar a forma de onda de um sinal. Ao contrário de outros tipos de equipamentos de medição, você pode observar como um sinal muda ao longo do tempo ou em resposta a estímulos. Aprenda sobre as vantagens e desvantagens do osciloscópio para saber quando o osciloscópio é apropriado para uma determinada circunstância.
Análise em tempo real
Quando você conecta a ponta de prova de um osciloscópio a uma fonte de alimentação, o dispositivo exibe imediatamente sua forma de onda na tela. A forma de onda é uma representação visual dos picos e vales do sinal. Outros produtos, como o multímetro, exibem apenas a tensão. Ao visualizar a forma de onda em tempo real, você pode calcular rapidamente sua frequência e observar quedas e picos na fonte de alimentação. Esta ferramenta é importante para o trabalho de diagnóstico, e não apenas para determinar tensão ou resistência.
Controle de precisão
Existem muitos botões e outros tipos de controles na face de um osciloscópio. Com esses botões, você pode controlar com precisão o tamanho e a forma da forma de onda. Com a prática, você pode localizar e isolar outros sinais que possam estar interferindo no circuito que você está analisando. Por exemplo, você pode usar o botão "VOLTS/DIV" para aumentar a altura da forma de onda e obter uma melhor leitura de sua frequência. Este botão está localizado no lado esquerdo da maioria dos osciloscópios.
Custo e facilidade de uso
Uma desvantagem é que os osciloscópios custam muitas vezes mais do que outros tipos de instrumentos eletrônicos de medição, como multímetros. Eles também são muito sofisticados e tendem a ser caros para reparar se danificados. Além disso, você precisa aprender a manipular os controles do osciloscópio para obter o melhor e mais fiel sinal de um circuito, o que pode exigir muita prática. Isso contrasta fortemente com um dispositivo como um multímetro, no qual você simplesmente sonda um circuito e vê sua voltagem na tela instantaneamente.
Ruído do sinal
Os osciloscópios podem ser excessivamente sensíveis a interferências provenientes de circuitos próximos. Isso é particularmente verdadeiro ao usar um para testar o sistema elétrico de um computador. Se você usá-lo para testar a placa-mãe, por exemplo, você recebe alguma interferência da placa de vídeo, do disco rígido e até da ventoinha do computador. Você pode filtrar essa interferência se tiver um conhecimento especializado dos controles do osciloscópio, mas isso ainda leva tempo.