O número certo de tags do YouTube para um vídeo é o número de tags apropriadas relacionadas ao vídeo; além disso, pode ter muitos. Não há um limite de número específico para a quantidade de tags que um vídeo do YouTube pode ter e o Google solicita que os usuários mantenham um "número razoável". O YouTube penalizará vídeos com tags não relacionadas ou repetitivas porque os classifica como spam.
Metadados enganosos
Se o YouTube determinar que as tags de um vídeo ou outros metadados são enganosos, ele removerá o vídeo e contabilizará um aviso na conta do remetente. O YouTube usa metadados para fornecer contexto sobre vídeos aos mecanismos de pesquisa. Fornecer metadados inadequados pode fazer com que vídeos irrelevantes apareçam nos resultados de pesquisa, o que prejudicaria os negócios e a credibilidade do mecanismo de pesquisa do Google. O Google analisa os vídeos do YouTube em busca de tags irrelevantes, mas os usuários também podem denunciar tags enganosas sinalizando um vídeo.
Um exemplo de marcação
Digamos que você crie um novo vídeo do seu gato balançando a cabeça ao som de uma música que você gosta. Para este vídeo, tags como "gato", "bobble head", "nod" e o nome do artista ou da música seriam tags aceitáveis. As tags que seriam consideradas spam incluem nomes de outros artistas ou músicas populares, nomes de pessoas famosas não relacionadas à música e itens populares não relacionados ao vídeo, como uma tag para "Ferrari" ou "Rolex".