Os satélites usam uma câmera para tirar fotos. Um radar transmite um sinal eletrônico que reflete em objetos e retorna para análise. Ambos os sistemas podem detectar objetos estacionários ou em movimento, mas a exibição apresentada em uma tela de visualização pode diferir imensamente. As câmeras de satélite podem mostrar as imagens como elas realmente aparecem, mas o radar pode criar representações para mostrar coisas que a câmera pode não revelar.
Câmeras de satélite
Os satélites podem transportar muitos tipos de câmeras digitais e de vídeo que enviam sinais de volta à Terra para milhares de aplicações. Eles podem usar lentes e filtros diferentes para perfurar certos tipos de obstruções climáticas e podem focar em um único objeto pequeno ou em áreas amplas. Os satélites meteorológicos podem tirar fotos de um furacão inteiro com vários quilômetros de largura. Uma câmera de vigilância pode monitorar as atividades de pessoas ou veículos ou fotografar documentos com detalhes tão precisos que o operador possa lê-los.
Fotos da câmera
As imagens de satélite aparecem como qualquer apresentação de câmera em um computador ou tela de vídeo. As imagens ilustram o que a câmera “vê”, geralmente o mesmo que o olho humano. A detecção de temperatura pelos sensores da câmera determina as cores que aparecem na imagem na tela. O movimento aparece em uma tela de televisão e imagens de satélite ao vivo podem mostrar o que está acontecendo em tempo real com imagens que se parecem muito com o que você veria se estivesse olhando através dos mesmos filtros e lentes com seus olhos.
Operação de radar
O radar envia um sinal de rádio eletrônico simples ou complexo para seus objetos-alvo, que podem estar a poucos metros ou muito acima da superfície da Terra. Quando o sinal ricocheteia no objeto e retorna ao receptor, a análise do sinal pode determinar certos fatos. O tempo que leva para um sinal simples retornar determina a distância e a posição da antena determina o azimute e a altitude relativos. As diferenças de fase e frequência entre os sinais transmitidos mais complexos e os recebidos determinam a velocidade e a direção. Alguns radares usam combinações de sinais para obter informações mais detalhadas.
Imagens de radar
As informações recebidas da análise do sinal recebido podem ser apresentadas de várias maneiras. O radar de um policial só pode informar a velocidade do alvo em números digitais. Um radar mais complexo pode apresentar uma apresentação na tela do computador, como um furacão, usando cores diferentes para o fundo, o contorno da tempestade, a espessura da nuvem, a temperatura, a velocidade do vento e a precipitação. Qualquer informação que a análise do sinal recebido pode fornecer pode ser apresentada a uma tela de qualquer maneira que um computador possa criar imagens.