Um cursor errático geralmente é causado por um problema com o mouse e não com o software ou sistema operacional. Os sintomas geralmente envolvem o cursor pulando quando você tenta movê-lo, dificultando o clique no botão ou link em que você está tentando clicar. Há muitas razões possíveis para o cursor se comportar de forma irregular, mas você pode corrigir o problema sem precisar substituir o mouse.
Consertando um mouse de bola
Etapa 1
Desconecte o mouse bola e vire-o de cabeça para baixo.
Etapa 2
Localize o anel de plástico ao redor da bola do mouse e gire-o suavemente para que se solte. A bola do mouse deve cair.
Etapa 3
Limpe o interior do mouse. Depois de algum tempo, uma boa quantidade de lixo se acumulará nos rolos. Raspe isso com cuidado antes de colocar a bola de volta no mouse e devolver o anel de plástico. Você deve descobrir que seu cursor agora se move menos erraticamente.
Ratos ópticos
Etapa 1
Certifique-se de que o mouse óptico esteja colocado em uma superfície adequada. A maioria dos mouses ópticos precisa ter uma superfície nivelada, lisa e não reflexiva para trabalhar. Alguns dos modelos mais caros funcionam até em vidro, embora isso seja raro. Para melhores resultados, use um tapete de mouse.
Etapa 2
Certifique-se de que, se o mouse óptico for sem fio, não haja interferência entre o mouse e o receptor sem fio. Isso inclui outros dispositivos elétricos ou sem fio. Certifique-se de que os dois componentes estejam dentro do alcance um do outro.
Etapa 3
Tente conectar o mouse em uma porta USB diferente. O driver será instalado automaticamente e você poderá obter melhores resultados.