A Apple projetou o iPad e seus outros dispositivos de tela sensível ao toque para se destacarem na leitura do toque da mão humana, para que a empresa não promova o uso de uma caneta. No entanto, muitas pessoas que querem fazer anotações à mão ou desenhar exigiram uma, então outras empresas as produziram. Essas canetas são projetadas para funcionar na tela de toque patenteada da Apple.
Componentes de uma tela de toque da Apple
Dispositivos da Apple como o iPad usam as chamadas telas de toque "capacitivas", o que significa que detectam a corrente elétrica do corpo humano para operar. A tela de vidro cobre uma camada condutora transparente que contém capacitores, ou pequenos sensores, dispostos em um sistema de coordenadas que reconhecem mudanças na corrente elétrica. Debaixo da camada condutora está a tela LCD que você vê quando usa o iPad.
Como funciona a tela de toque
Quando você toca a tela do iPad, os capacitores captam os sinais de corrente elétrica da sua mão. Cada ponto na grade do capacitor gera um sinal de impulso elétrico quando a tela é tocada e comunica os dados de localização de toque com o processador do dispositivo. Em seguida, a exibição visual responde de acordo. Como a tecnologia capacitiva depende de correntes elétricas, toques que não sejam uma mão humana não funcionarão em uma tela de toque da Apple.
Como uma caneta funciona com a tela de toque do iPad
Para que uma caneta funcione na tela de toque do iPad, ela deve conduzir a corrente elétrica da sua mão para o dispositivo. Para fazer isso, ele deve ser construído a partir de material condutor como metal. A maioria dos modelos tem um material macio como espuma condutora na ponta, tornando a escrita mais suave e menos propensa a arranhar a superfície da tela. Como a tecnologia de tela sensível ao toque da Apple lê apenas correntes elétricas e não pressão, você não poderá usar a sensibilidade ao toque em seus esboços, notas ou desenhos, embora alguns aplicativos afirmem imitá-la.
Modelos e aplicativos de caneta
A demanda por uma caneta para iPad resultou em terceiros produzindo uma variedade de aplicativos e canetas. Embora a tecnologia básica por trás de todos os aplicativos e canetas seja a mesma, todos eles contêm pequenas diferenças que alteram sua experiência. Por exemplo, alguns aplicativos são especializados em reconhecimento de manuscrito, enquanto outros se especializam em exibir linhas finas e pinceladas. Da mesma forma, as canetas vêm em diferentes formas e tamanhos para ajudá-lo a imitar melhor o desenho, o esboço ou a escrita.