Um arquivo VMDK é um arquivo de disco rígido virtual criado com o software de máquina virtual da VMware, Inc. Uma máquina virtual é uma emulação de computador na qual você pode instalar um sistema operacional separado do computador. As máquinas virtuais são normalmente usadas para executar software legado, o que significa software que não pode ser executado em computadores mais novos. Cada máquina virtual requer um disco rígido virtual, que funciona da mesma forma que um disco rígido físico de dentro da máquina virtual. Para criar um arquivo VMDK, você precisará criar uma nova máquina virtual.
Etapa 1
Baixe e instale "VMware Workstation" do site da VMware.
Etapa 2
Inicie o programa VMware Workstation clicando duas vezes no ícone da área de trabalho ou clicando no atalho da lista "Todos os programas" no menu "Iniciar".
Etapa 3
Clique no menu "Arquivo".
Etapa 4
Clique em “Novo” e “Máquina Virtual”. Clique em "Avançar".
Etapa 5
Clique para selecionar “Personalizado” nas opções “Selecione a configuração apropriada” e clique em “Avançar”.
Etapa 6
Clique para selecionar o sistema operacional que você pretende instalar na máquina virtual nas opções listadas. Clique para selecionar uma versão do sistema operacional na lista suspensa “Versão” e clique em “Avançar”.
Etapa 7
Digite um nome para sua máquina virtual no campo de texto "Nome da máquina virtual". Digite um local para salvar no campo de texto “Localização” ou clique em “Procurar” e selecione um local para salvar os arquivos da máquina virtual (não incluindo o arquivo VMDK) e clique em “OK”. Clique em "Avançar".
Etapa 8
Clique para selecionar o número de processadores a serem usados na máquina virtual. A opção "dois" só está disponível se o seu computador físico tiver pelo menos dois chips de processador. Clique em "Avançar".
Etapa 9
Clique e arraste o controle deslizante para alocar memória física (RAM) em seu computador para a máquina virtual e clique em “Avançar”.
Etapa 10
Clique para selecionar uma opção de conexão de rede na lista disponível com base em como você deseja que a máquina virtual se conecte à sua rede. Clique em "Avançar".
Etapa 11
Clique para selecionar o tipo de adaptador SCSI para a máquina virtual. Se não tiver certeza, deixe o tipo de adaptador SCSI "Buslogic" selecionado como padrão e clique em "Avançar".
Etapa 12
Clique para selecionar “Criar um novo disco” no menu de opções “Disco”. Esta opção cria o arquivo VMDK.
Etapa 13
Clique para selecionar o tipo de disco “IDE” ou “SCSI” e clique em “Avançar”.
Etapa 14
Digite um tamanho de disco em gigabytes no campo de texto "Tamanho do disco". Essa opção determina quanto espaço em disco o arquivo VMDK exigirá.
Etapa 15
Clique para marcar "Alocar todo o espaço em disco agora" para reservar o espaço em disco físico para o arquivo VMDK imediatamente. Clique em "Avançar".
Etapa 16
Digite um nome de arquivo para o arquivo VMDK no campo de texto "Arquivo de disco". Clique em procurar para selecionar um local para salvar o arquivo VMDK e clique em “OK”. Clique em "Avançar".
Etapa 17
Clique em "Concluir" para criar a máquina virtual e o arquivo de disco rígido da máquina virtual VMDK. O arquivo VMDK será armazenado no local de salvamento especificado na etapa anterior.