Com inúmeras ameaças online aos seus dados e à sua identidade, os sistemas de segurança do seu computador são vitais. Apesar da necessidade de uma forte segurança digital, o fato é que nenhum sistema de segurança é perfeito. Existem muitos tipos de sistemas de segurança, cada um com vantagens e desvantagens. Escolher a combinação certa de ferramentas depende de suas necessidades e de quais desvantagens você está disposto a aceitar em nome da segurança.
Software antivírus e antimalware
A base de qualquer conjunto de ferramentas de segurança, o software antivírus verifica e remove software e arquivos maliciosos. Muitos pacotes antivírus e antimalware também incluem proteção em tempo real, impedindo a instalação de vírus e outros softwares. Sem um bom software antivírus, seu computador fica vulnerável à infecção por qualquer número de vírus. No entanto, eles consomem grandes quantidades de poder de processamento e RAM durante verificações e atualizações e às vezes entram em conflito com outras ferramentas de segurança, exigindo que você adicione exceções de segurança no menu de configurações do programa. As verificações também podem consumir muito tempo, enquanto os falsos positivos podem levar ao bloqueio ou exclusão de arquivos legítimos. O software antivírus também deve ser atualizado com frequência, pois os hackers estão constantemente desenvolvendo novos métodos para vencê-los.
Sistemas de autenticação de senha
Muitos sites e programas de software exigem um login autenticado por senha. Isso é especialmente importante se as informações pessoais estiverem sendo armazenadas. Uma senha forte pode ser difícil de decifrar e aumentar drasticamente o tempo necessário para decifrá-la. No entanto, as senhas podem ser quebradas, especialmente se não forem muito fortes. Armazenar senhas em seu computador também pode representar um risco considerável, pois elas podem ser usadas para bloqueá-lo de vários serviços e roubar sua identidade, se alguém conseguir obter o controle de seu computador. As senhas também podem eventualmente ser quebradas usando "ataques de força bruta", onde todas as combinações concebíveis de caracteres são tentadas até que uma finalmente seja bem-sucedida.
Sistemas de firewall
Os firewalls limitam o tráfego de e para o computador no qual estão instalados ou ao qual estão conectados, se você estiver usando um firewall de hardware. Atividade de rede suspeita ou não autorizada pode ser detectada e bloqueada, uma etapa fundamental na identificação de vírus Trojan e tentativas de seqüestro. Os firewalls podem, no entanto, sinalizar programas legítimos como tendo acesso não autorizado, exigindo que você crie exceções de segurança e modifique algumas configurações. Eles também podem limitar o desempenho do seu computador, pois devem estar constantemente online para proteger efetivamente seu computador e sua rede.
Vigilância de webcam
A vigilância por webcam permite que você proteja sua casa ou empresa com o uso do seu computador. Essas câmeras podem ser visualizadas remotamente de seu computador, e muitos sistemas mais recentes oferecem suporte para visualização remota por meio de aplicativos de dispositivos móveis ou acesso via Internet. No entanto, essas câmeras não são imunes a hackers e podem ser desligadas por um intruso habilidoso, deixando seu alvo de vigilância completamente despercebido.
Sistemas de autenticação baseados em token
Os sistemas de segurança baseados em token eliminam a possibilidade de alguém hackear uma senha, removendo a própria senha completamente. Em vez disso, um objeto como um cartão inteligente ou uma unidade flash USB com informações de autenticação é usado, identificando o usuário e concedendo-lhe acesso ao computador ou à rede. Esses sistemas podem ser usados na autenticação multifator para proteger ainda mais o acesso a sistemas privilegiados. No entanto, isso requer o token e o hardware compatível, um investimento potencialmente caro. Além disso, se o token for perdido, será necessário muito esforço para configurar um novo para a mesma conta - se isso puder ser feito.
Sistemas de segurança biométrica
Os sistemas biométricos levam a identificação de tokens um passo adiante, usando informações biológicas distintas de um usuário como prova de identidade. Usar uma impressão digital, varredura facial ou até mesmo um perfil de DNA pode proteger muito um sistema, pois é muito mais difícil falsificar ou quebrar do que uma senha ou chave de software. No entanto, assim como outros sistemas de token, os dispositivos biométricos exigem hardware e software especializados que podem ser caros de implementar. Também há preocupações com a privacidade em relação às informações biométricas armazenadas, pois elas podem ser usadas para várias outras aplicações, incluindo triagem de saúde e drogas e identificação de funcionários fora do local de trabalho. A segurança biométrica também deixa o usuário aberto a ataques daqueles que procuram a propriedade protegida - se sua impressão digital for necessária para desbloquear uma propriedade protegida, um ladrão desesperado o suficiente pode atacá-la e cortar seu dedo para obter a "chave" necessária.