A Organização Internacional para Padronização, com sede em Genebra, na Suíça, estabelece padrões para uma ampla gama de negócios e indústrias, incluindo impressoras de computador e indústria de impressão comercial. Como sua sigla seria diferente em cada um dos idiomas dos 162 países membros, a organização padronizou sua própria sigla como ISO, derivada da palavra grega "isos", que significa igual. A sigla ISO, seguida de um número, identifica um padrão específico aceito pela organização.
Resultados iguais
Na impressão, a aplicação dos padrões ISO fornece um resultado confiável para a taxa de páginas produzidas por uma impressora de mesa, reprodução de cores quando um arquivo de computador é enviado para uma impressora comercial para impressão e até mesmo a qualidade do papel usado para impressão. Em essência, os padrões, quando praticados, garantem que você obtenha o que espera.
Rendimentos da impressora de mesa
Em 2006, a ISO estabeleceu novos padrões para medir o rendimento de páginas para tinta e toner colorido. As empresas que seguem esses padrões informam a quantidade de páginas que um modelo específico de impressora e cartucho produzirá com base nas páginas de teste aprovadas pela ISO. Um conjunto de páginas de teste é usado para testar o "rendimento de páginas do cartucho" de documentos com gráficos e texto em cores misturadas, enquanto um segundo conjunto testa o rendimento das páginas do cartucho de documentos de texto predominantemente preto. Os resultados do teste fornecem um meio para comparar impressoras que produzem as mesmas páginas sob condições de teste conduzidas por terceiros. Os resultados são publicados na embalagem da impressora no formato "ISO 15 ppm" para significar 15 páginas por minuto usando as páginas de teste ISO. Os resultados diários, no entanto, variam dependendo da quantidade de texto e gráficos que estão sendo impressos nas páginas.
Impressão em cores comercial
A cor que você vê na tela pode não corresponder à cor que você vê produzida por sua impressora de mesa e pode não corresponder à cor produzida quando o mesmo arquivo é impresso por uma impressora comercial, a menos que seu programa de design use perfis de cores padronizados e os testes da impressora sua prensa para estar em conformidade com os padrões ISO. A ISO especifica a cor e a transparência a serem produzidas por um conjunto de tinta de cor de processo quando impresso comercialmente sob condições definidas. A impressora comercial é capaz de ajustar a impressora conforme necessário para atender aos padrões ISO. Não é apenas que o vermelho é vermelho, mas que a cor produzida pela mistura das tintas ciano, magenta, amarelo e preto corresponde ao comprimento de onda da luz especificado em seu programa de design. PDF/X, uma configuração encontrada em programas de design para preparar um arquivo PDF para impressoras comerciais, é um padrão ISO para troca de conteúdo gráfico que elimina variáveis de fonte, cor e trapping que levam a problemas de impressão.
Garantias em papel
A ISO certifica as fábricas de papel para a produção de papéis que atendem a necessidades especiais de impressão. O IOS 9706, por exemplo, é o padrão internacional que garante um grau de papel para arquivamento. O papel credenciado sob esta norma mantém suas boas condições por muitos anos, tornando-o ideal para impressão de documentos financeiros, jurídicos e outros importantes. A ISO 14001 identifica o papel produzido em fábricas certificadas para atender às rígidas diretrizes ambientais.