A velocidade da sua conexão com a Internet faz uma enorme diferença na natureza da sua experiência online. Antigamente, baixar uma única imagem podia levar vários minutos. Hoje, as conexões de Internet mais rápidas podem baixar um filme inteiro em HD na mesma quantidade de tempo. No entanto, a maioria dos americanos não tem acesso às velocidades mais altas em casa. Os provedores de serviços de Internet demoraram a atualizar sua infraestrutura residencial - Em 2010, os Estados Unidos ficaram em 25º lugar no mundo em velocidades médias de conexão à Internet, de acordo com speedmatters.org. Duas das velocidades de conexão mais comuns que eles oferecem são 1 Mbps e 3 Mbps, que estão na extremidade lenta das conexões de banda larga modernas.
Comparação prática
Como você pode imaginar, uma conexão de Internet de 3 Mbps terá um desempenho cerca de três vezes mais rápido do que uma conexão de 1 Mbps. Ambas as velocidades de conexão lidam com texto e páginas da Web básicas muito rapidamente. Para downloads maiores, você passará mais tempo esperando que as coisas carreguem em uma conexão de 1 Mbps do que em uma de 3 Mbps. Um arquivo de música de 7 MB deve levar cerca de 1 minuto para baixar em uma conexão de 1 Mbps, mas apenas cerca de 20 segundos em 3 Mbps. Se você assistir a vídeos em um site que detecta automaticamente sua velocidade de conexão e ajusta a qualidade do vídeo, verá uma imagem melhor com uma conexão de 3 Mbps do que com uma conexão de 1 Mbps. A partir da data de publicação, a maioria dos sites que transmitem vídeo ou áudio atenderá aos usuários com qualquer velocidade de conexão, mas 1 Mbps está no limite inferior para streaming de vídeo e causará mais saltos e armazenamento em buffer. Quando se trata de vídeo HD com muitos dados, nenhuma velocidade de conexão é rápida o suficiente para transmiti-lo.
Jargão técnico
O termo "Mbps" significa "megabits por segundo", uma unidade de velocidade de transferência de dados. Os provedores de serviços de Internet costumam usar a classificação de Mbps para especificar a velocidade do acesso à Internet que vendem. Confusamente, a capitalização é importante. O "M" maiúsculo denota "mega", significando milhão, em oposição ao "m" minúsculo, denotando "um milésimo". O "b" minúsculo denota o "bit", a unidade fundamental de informação em computação, em oposição ao "B" maiúsculo que denota o "byte", equivalente a 8 bits. Assim, "Mb" significa literalmente "milhões de bits", o que equivale a 128 kilobytes - aproximadamente o tamanho de uma imagem JPEG típica de baixa qualidade, como uma fotografia que acompanha uma notícia. Uma conexão de Internet de 1 Mbps poderia baixar uma dessas imagens a cada segundo.
Somente download
Os provedores de serviços de Internet anunciam principalmente a velocidade de downstream de seu acesso à Internet. A velocidade downstream diz respeito apenas às coisas que você baixa. Os valores de "1 Mbps" e "3 Mbps" referem-se apenas às velocidades de downstream. O outro lado desta moeda é a velocidade upstream. Os provedores de serviços de Internet tendem a oferecer velocidades de upstream muito mais baixas, o que significa que levaria muito mais tempo para fazer upload de uma foto ou filme para a Internet do que para baixar um arquivo do mesmo tamanho. Na data de publicação, os provedores de serviços de Internet normalmente não oferecem aos clientes uma velocidade upstream mais rápida com um plano de 3 Mbps do que com um plano de 1 Mbps. Se o upload rápido for importante para suas necessidades, confira esses detalhes antes de tomar uma decisão.
Velocidade teórica
Quando um provedor de serviços de Internet anuncia algo como uma conexão de 3 Mbps, essa não é a velocidade mínima garantida que você pode esperar obter. Essa nem é a velocidade média que você pode esperar. É a velocidade máxima. Você nunca obterá mais do que isso, e geralmente receberá menos - especialmente durante períodos de uso intenso da rede. Os provedores de serviços de Internet impõem esses limites de velocidade devido a uma mistura de limitações tecnológicas, políticas de redução de custos e um esforço para evitar que clientes individuais abusem do sistema.