Superaquecimento, erros de software, permissões incorretas e hardware com defeito podem fazer com que um MacBook se desligue repentinamente. A correção de falhas de software ou problemas de aquecimento geralmente pode ser corrigida sem nenhum custo, mas se um componente interno estiver com defeito, talvez seja necessário levar o MacBook para reparo.
Bateria
Se o seu MacBook desligar repentinamente, o motivo geralmente é que a bateria está fraca. Certifique-se de que o adaptador de energia esteja firmemente conectado ao MacBook - às vezes, o ímã gruda no slot de energia, mas não está completamente dentro dele. Uma luz no adaptador magnético acende quando está ligando o computador. Um indicador de bateria está localizado na parte superior da área de trabalho do Mac, indicando sua carga ou se está conectado a uma fonte de alimentação. À medida que a bateria é usada, sua capacidade de manter a carga é reduzida, portanto, se você tiver seu MacBook por alguns anos, talvez seja necessário substituir a bateria.
Superaquecimento
Se muito calor se acumular dentro do MacBook, ele pode se desligar para evitar danos aos componentes internos. Mantenha seu laptop em uma área fresca e coloque-o em uma superfície plana para permitir o fluxo de ar adequado. Limpe as saídas de ar na parte de trás do MacBook com uma lata de ar comprimido para garantir que o laptop consiga se resfriar. MacBooks não devem ser usados em temperaturas acima de 95 graus.
Permissões e erros de disco
Se o desligamento não estiver relacionado ao hardware, um erro no software pode ser o culpado. Abra a pasta Aplicativos e, em seguida, a subpasta Utilitários. Dê um duplo clique em “Utilitário de Disco”. Selecione “Macintosh HD” e clique em “Reparar permissões de disco”. Quando isso for feito, clique em "Verificar disco". Se algum problema aparecer, clique em “Reparar disco”. Se o seu computador desligar antes de dar acesso a ele, pressione "Command-R" depois de ligá-lo novamente. Isso força o MacBook a executar o OS X Recovery, que o guiará pelo processo de reparo.
Redefinir PRAM
Os MacBooks armazenam certas configurações e dados em uma área de memória chamada PRAM, que persiste mesmo se o computador for desligado ou desconectado. Se algo estiver errado com sua PRAM, qualquer uma de suas configurações pode fazer com que seu computador apresente erros. Desligue o computador; em seguida, reinicie-o, mantendo pressionadas as teclas “Command”, “Option”, “P” e “R” simultaneamente antes que a tela cinza do logotipo da Apple apareça. Continue pressionando todas as quatro teclas até que o computador reinicie e você ouça novamente o sinal sonoro de inicialização.
Hardware com defeito
Ocasionalmente, o hardware dentro do seu computador pode se deteriorar ou simplesmente estar com defeito. A placa lógica do MacBook é uma das fontes mais comuns de problemas de hardware. Se você reparou seu sistema operacional e executou todas as outras etapas acima, reduziu as causas até onde o problema quase exclusivamente deve ser um problema de hardware. Infelizmente, se for esse o caso, o próprio hardware precisará ser substituído, o que significa que você precisará marcar uma consulta com uma loja da Apple.