Uma linha tangencial é uma linha reta em um gráfico que corre tangente a uma linha curva composta de pontos de dados. O Excel tem a capacidade de criar uma linha de tendência automaticamente ou você pode desenhar manualmente a linha tangencial no gráfico. A linha tangencial é desenhada tocando uma linha curva, de modo que, à medida que a curva se afasta da linha, ela fica equidistante da linha. Embora o recurso de linha de tendência no Excel mostre a tendência de toda a linha, desenhar manualmente a linha criará uma verdadeira tangente.
Etapa 1
Abra a planilha do Excel que contém os dados que você deseja usar para uma linha tangencial. Um gráfico de linhas curvas é baseado em conjuntos de dois pontos de dados, por exemplo, tempo e amplitude.
Etapa 2
Clique e arraste na planilha para destacar os dados que deseja mostrar, incluindo os rótulos em sua seleção.
Etapa 3
Clique na guia "Inserir" e, em seguida, clique na seta para baixo ao lado do botão "Scatter" na área "Gráfico". Selecione "Dispersão com linhas suaves". O gráfico é criado em sua planilha.
Etapa 4
Clique na guia "Ferramentas de gráfico:Layout" e, em seguida, clique no botão "Linha de tendência" à direita. Selecione "Linear" para criar uma linha reta que se aproxime do progresso da linha curva. Ele cruzará a curva em alguns pontos.
Etapa 5
Clique na guia “Inserir” e clique em “Formas”. Selecione "Linha" e desenhe a linha para que ela toque apenas um dos pontos em sua curva.
Etapa 6
Clique na guia "Ferramentas de desenho:Formato" e clique no botão "Girar" à direita. Escolha "Mais opções de rotação". Clique na seta "Para cima" ou "Para baixo" ao lado do campo Rotação na caixa de diálogo que aparece para girar a linha na curva. Quando a linha é equidistante de ambos os lados da curva, clique em “OK”.
Dica
Se você desenhar uma linha manualmente e depois alterar os dados, também precisará ajustar a linha manualmente. Se você usar uma linha de tendência do Excel, ela desaparecerá se você alterar os dados.