Os processadores de computador usam uma hierarquia de caches para armazenar informações e reduzir o tempo necessário para acessar a memória. Um cache de nível 2, também conhecido como cache secundário, entra em ação quando o computador precisa acessar dados acessados recentemente pela segunda vez. Os caches fornecem acesso mais rápido às informações do que a memória comum e podem melhorar muito a capacidade de resposta do seu computador. Vários caches podem armazenar informações adicionais, resultando em uma experiência de computação mais rápida.
Níveis de cache
O cache de nível 1 geralmente consiste em duas partes - uma armazena os dados e a outra armazena as instruções necessárias para executar programas e comandos. O cache L1 fornece as taxas mais rápidas e fica diretamente no chip do processador. Freqüentemente, a taxa de cache L1 opera na mesma ou quase a mesma velocidade do processador. O cache de nível 2 fica no módulo do processador e às vezes diretamente no chip. Um cache L2 atua como o próximo nível abaixo, é executado um pouco mais devagar que o cache L1 e normalmente armazena apenas dados.
Tamanho do cache
Um cache atua como uma forma de memória menor e mais rápida usada para acessar informações usadas recentemente. Grandes tamanhos de cache aumentam a quantidade de informações que o sistema pode armazenar. No entanto, caches grandes demoram mais para recuperar informações. Os fabricantes acomodam isso usando vários caches de tamanhos diferentes. Os caches de nível superior funcionam mais rápido, mas armazenam menos informações. Esses caches menores e de nível superior são apoiados por caches maiores, mas mais lentos. Ao procurar informações, o computador primeiro verifica o cache L1 antes de verificar o cache L2 ou mesmo um cache L3.
Latência do cache
Um cache L2 de 3 MB geralmente oferece melhor latência do que um cache L2 de 6 MB. A latência refere-se à quantidade de tempo que leva para acessar as informações. Embora você possa supor que um cache maior forneceria melhor desempenho, porque o computador precisa filtrar informações adicionais, o cache maior pode deixar seu computador mais lento. Devido a essa consideração, um sistema multicache com caches menores em cada nível oferece melhor desempenho do que um sistema de dois caches com caches maiores. No entanto, à medida que a tecnologia de cache continua a melhorar, os fabricantes começaram a aumentar o tamanho do cache L2 porque o sistema geralmente pode encontrar as informações necessárias no cache L1.
Taxa de acertos de cache
A taxa de acerto do cache refere-se à taxa na qual o processador encontra as informações de que precisa em um determinado cache. Mesmo que um cache menor forneça latência reduzida, a taxa de acerto de um cache pode sofrer em sistemas com um cache L2 menor. Como um cache de 3 MB armazena metade das informações de um sistema com um cache de 6 MB, o computador pode precisar acessar um cache de nível inferior para encontrar os dados de que precisa. Os caches funcionam mais rápido que a memória do sistema, então o processador procura primeiro os caches disponíveis para encontrar os dados ou instruções necessários.