O software comercial para o computador Apple Macintosh geralmente pode ter um preço muito alto, mas os usuários geralmente podem baixar versões de teste gratuitamente. Com um pacote de software especial conhecido como Serial Box, no entanto, usuários experientes podem obter um número de série que quebra o software de avaliação para conversão em um pacote comercial totalmente funcional.
Função
Para usar o Serial Box, os usuários devem ter o software Apple OS X, uma versão de avaliação de um aplicativo comercial e acesso à Internet ou uma cópia do software Serial Box. Os usuários começam a decifrar o software usando uma versão de teste do software desejado e, em seguida, seguindo o processo de registro do software. Em vez de fornecer um número de série do fabricante do software, os usuários iniciam o aplicativo Serial Box e percorrem uma lista de números de registro disponíveis para encontrar o produto apropriado. Ao conectar esse número ao aplicativo de avaliação, os usuários desbloqueiam a funcionalidade comercial completa do software.
Exceções
O Serial Box trabalha com a premissa de que os programadores de software fornecem um número finito de números de série válidos que convertem pacotes de teste em versões comerciais totalmente funcionais. Se a versão de teste for um pacote de software distinto da versão comercial e os usuários tiverem que comprar a versão completa separadamente, a Serial Box não funcionará. Alguns softwares também usam a Internet para registrar um número de série usado no site do programador, tornando esse número de série inválido e frustrando as tentativas do usuário de crackear com o Serial Box.
Legalidade
Os usuários podem baixar e possuir legalmente uma cópia do Serial Box, mas o uso do aplicativo pode constituir uma ofensa criminal grave. De acordo com o site de software Scholar Ware, usar aplicativos como o Serial Box para obter software comercial gratuitamente equivale a pirataria de software. De acordo com a lei dos Estados Unidos em outubro de 2011, as penalidades por pirataria podem incluir anos de prisão e multas que chegam a centenas de milhares de dólares. Além disso, os fabricantes de software podem processar acusações civis por violação de direitos autorais quando os usuários quebram o software, e essas cobranças podem chegar a centenas de milhares de dólares adicionais em custos legais e penalidades. A Sociedade Americana de Direito Internacional aponta que os regulamentos internacionais sobre pirataria de software são um pouco menos claros.
Considerações
Além das complicações legais, os usuários do Serial Box devem ter em mente várias outras considerações. Ao usar um número de série não autorizado, os usuários correm o risco de o software deixar de funcionar se outra pessoa registrar o software usando o mesmo número. Alguns números de série podem não funcionar, e aqueles que funcionam podem funcionar apenas por um número limitado de dias ou usos. Como o Serial Box também é projetado e mantido por hackers, os usuários correm o risco de contrair vírus e outros softwares indesejáveis ao baixar e usar o pacote Serial Box.