A tecnologia de comunicação sem fio define qualquer método de comunicação possível sem uma conexão física direta entre as duas partes, descrevendo amplamente sistemas baseados em ondas de rádio. Os primeiros sistemas de comunicação sem fio entraram em uso no final do século 19, e a tecnologia amadureceu significativamente ao longo dos anos. Hoje, muitos tipos de dispositivos usam tecnologia de comunicação sem fio, permitindo que os usuários permaneçam em contato mesmo em áreas remotas.
Rádio
A comunicação de rádio aberta foi uma das primeiras tecnologias sem fio a encontrar uso generalizado e ainda serve a um propósito hoje. Os rádios multicanais portáteis permitem que os usuários se comuniquem a curtas distâncias, enquanto a banda do cidadão e os rádios marítimos fornecem serviços de comunicação para caminhoneiros e marinheiros. Os entusiastas do rádio amador compartilham informações e servem como auxiliares de comunicação de emergência durante desastres com seus poderosos equipamentos de transmissão amadora e podem até comunicar dados digitais pelo espectro de rádio.
Celular
As redes celulares usam links de rádio criptografados, modulados para permitir que muitos usuários diferentes se comuniquem em uma única banda de frequência. Como os aparelhos individuais carecem de poder de transmissão significativo, o sistema depende de uma rede de torres de celular, capaz de triangular a fonte de qualquer sinal e transferir as tarefas de recepção para a antena mais adequada. A transmissão de dados através de redes celulares é possível, com modernos sistemas 3G capazes de velocidades que se aproximam das conexões DSL com fio ou cabo. Os provedores de telefonia celular normalmente medem seu serviço, cobrando dos clientes por minuto de voz e por megabyte de dados.
Satélite
A comunicação por satélite é outra tecnologia sem fio que encontrou amplo uso em situações especializadas. Esses dispositivos se comunicam diretamente com satélites em órbita por meio de um sinal de rádio, permitindo que os usuários permaneçam conectados praticamente em qualquer lugar da Terra. Telefones e modems de satélite portáteis apresentam hardware de transmissão e recepção mais poderoso do que os dispositivos celulares devido ao maior alcance e são correspondentemente mais caros. Para instalações semipermanentes ou permanentes, como equipar um navio para comunicação por satélite, um sistema de comunicação mais tradicional pode se conectar a um único uplink de satélite, permitindo que vários usuários compartilhem o mesmo equipamento de transmissão.
Wi-Fi
Wi-Fi é uma forma de comunicação sem fio de baixa potência usada por computadores e dispositivos eletrônicos portáteis. Em uma configuração de Wi-Fi, um roteador sem fio serve como hub de comunicação, conectando dispositivos portáteis a uma conexão de internet com fio. Essas redes são extremamente limitadas em alcance devido à baixa potência das transmissões, permitindo que os usuários se conectem apenas nas proximidades de um roteador ou repetidor de sinal. O Wi-Fi é comum em aplicativos de rede doméstica, permitindo que os usuários conectem dispositivos sem cabos longos e em aplicativos comerciais em que uma empresa pode fornecer acesso sem fio à Internet a seus clientes. As redes Wi-Fi podem ser de uso gratuito ou seus proprietários podem protegê-las com senhas e restrições de acesso.