Resoluções mais altas, maior contraste e reprodução mais suave significam que os gráficos de computador estão ficando cada vez mais vívidos e realistas. Na maioria das vezes, isso é. Se você está assistindo a um jogo de basquete e os armadores se parecem mais com tackles defensivos no campo de futebol, é provável que a imagem tenha sido esticada e esteja na proporção errada. O dimensionamento da GPU é uma maneira de evitar esse problema.
Noções básicas de dimensionamento de GPU
O dimensionamento de GPU é uma opção disponível nos menus de configuração de muitas unidades de processador gráfico. Uma GPU é um processador de computador dedicado especificamente à geração de imagens na tela, o que é particularmente útil ao reproduzir vídeos e jogos. O dimensionamento da GPU retifica uma disparidade na proporção - a largura de uma imagem em relação à sua altura - entre a imagem criada pelo software de computador, como um aplicativo de software ou jogo, e a resolução da tela. O dimensionamento da GPU é comumente usado para obter a saída de um videogame mais antigo projetado para uma época em que a maioria dos monitores de computador usava uma proporção de 4:3 e a converte para que caiba bem em uma tela 16:9 sem esticar a imagem, geralmente exibindo barras pretas.
Opções comuns
Embora as opções precisas variem de GPU para GPU, os três métodos de dimensionamento disponíveis em muitas GPUs AMD são bons exemplos de soluções comuns. "Manter proporção" adiciona barras pretas acima e abaixo ou à esquerda e à direita da imagem, preenchendo assim a tela sem esticar a imagem. "Redimensionar imagem para tamanho total do painel" estica a imagem para preencher a tela completamente, o que significa que nenhum espaço é desperdiçado, mas a imagem pode parecer estranha. "Use Centered Timings" é adequado quando você tem uma imagem menor que a resolução da tela; esta opção não dimensiona a imagem, mas a coloca no centro da tela e a cerca com barras pretas em todos os lados.
Underscan/Overscan
Dependendo de sua tela, fonte de vídeo e GPU, às vezes você pode ver barras pretas ao redor da imagem em todos os lados quando não esperava ou uma imagem cortada porque se estende além das bordas da tela. Isso ocorre devido a uma incompatibilidade em algum lugar no processo de análise e dimensionamento da imagem por sua GPU. A maioria das GPUs tem uma configuração de correção rápida no menu de configuração chamada "Underscan/Overscan" ou algo semelhante. O uso dessa configuração realiza o dimensionamento como de costume e, em seguida, reduz ou aumenta a imagem apenas o suficiente para obter o ajuste desejado.
Atraso de entrada
Usar o dimensionamento de GPU requer mais processamento do que simplesmente exibir uma imagem "como está" e, portanto, leva mais tempo para processar. Muitas vezes, o tempo extra é de apenas uma fração de segundo e não há uma diferença perceptível ao reproduzir vídeos. Se você estiver jogando, no entanto, poderá perceber que o atraso é perceptível e cria um atraso de entrada, uma situação em que o atraso entre pressionar um botão e a ação resultante na tela interrompe sua capacidade de agir rapidamente no jogo. Nesse caso, pese os efeitos do atraso de entrada contra os efeitos de não dimensionar a imagem.