O design de rede hierárquico fornece padrões de encaminhamento de tráfego eficientes, rápidos e lógicos para topologias de rede corporativa, minimizando o custo de conectar vários dispositivos em terminais de rede. Apresentado pela primeira vez como uma prática recomendada pela Cisco em 2002, as topologias de rede hierárquica se adaptam bem à expansão de negócios, modelagem de tráfego e modelos de segurança de rede, segregando uma LAN (Local Area Network) em partes lógicas que correspondem às necessidades da organização.
Facilidade de design
As redes hierárquicas estão entre as mais fáceis de projetar e implementar, pois equipamentos e cabos geralmente seguem a estrutura lógica de uma organização. A partir de um único ou vários pontos de saída e entrada de tráfego, roteadores e switches delimitam diferentes unidades organizacionais até que o usuário final final fique com um único adaptador Ethernet ou ponto de acesso de rede WiFi 802.11. Limites organizacionais claros separam os segmentos da rede, permitindo uma configuração inicial direta e modificações lógicas caso a rede organizacional precise mudar.
Multiplexação de tráfego
A multiplexação de tráfego refere-se à ideia de que o tráfego de rede de vários usuários pode trafegar pelos mesmos cabos de rede e equipamentos de roteamento intermediários. Em um esquema de rede hierárquico, o tráfego começa com pouca multiplexação para roteamento intradomínio e, à medida que o tráfego se afasta cada vez mais de sua origem, torna-se mais multiplexado. A multiplexação de tráfego denso de tráfego de rede entre domínios (pela Internet pública) permite que as empresas economizem dinheiro em custos de ISP (Internet Service Provider), enquanto a multiplexação esparsa para tráfego intradomínio permite que hosts dentro da mesma organização se comuniquem mais rapidamente por capitalizando em hardware de rede barato e rápido disponível comercialmente.
Economia de custos com equipamentos
Equipamentos de rede de TI, como roteadores, switches, cabos e pontos de acesso sem fio são elementos caros, mas essenciais das operações diárias de uma organização. A implementação de um projeto de rede hierárquico geralmente economiza dinheiro de uma organização, reduzindo a quantidade de equipamentos necessários para configurar uma rede inicialmente apenas para o que é absolutamente necessário, dada a estrutura organizacional. A adição a uma rede hierárquica existente é modular, portanto, as adições ao equipamento de rede escalam linearmente em custo. Por exemplo, adicionar um único usuário geralmente é tão barato quanto um único cabo Ethernet e um computador host.
Segurança
Para gerenciamento de TI, as redes hierárquicas permitem listas de controle de acesso ajustadas, modelagem de tráfego e bloqueio de tráfego indesejado. Eles podem ser implementados em uma base de usuário, departamento ou organização, fornecendo planos de tráfego de rede totalmente personalizáveis para a equipe de TI. Os detalhes da rede são abstraídos para os usuários, reduzindo bastante as falhas de rede acidentais ou intencionais. Isso, por sua vez, aumenta diretamente o potencial de ganhos de uma empresa – aumentando a produtividade, eliminando tráfego indesejado e malicioso e acelerando a rede para uso legítimo.