>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

A função das telecomunicações


Sem telecomunicações, não haveria transmissão eletromagnética de sinais sem fio, telefone, telégrafo, rádio, televisão ou satélite. O único tipo de comunicação disponível em um mundo sem telecomunicações seria a comunicação face a face. O mundo que conhecemos não existiria. Em um mundo sem telecomunicações, você não estaria lendo um artigo na Internet, conversando com seus amigos ao telefone ou assistindo a um vídeo em seu site favorito.

Telecomunicações primitivas


Em latim, "tele" significa "distância". O significado de telecomunicações é "comunicação à distância". O primeiro tipo de mensagens à distância começou quando indígenas nativos da África, Ásia e Américas enviaram mensagens de longa distância por meio de fogo, tambores, buzinas ou sinais de fumaça. A necessidade de se comunicar com os outros à distância serviu para alimentar a desenvoltura do homem, resultando no semafone, um sistema de telégrafo rudimentar na década de 1790 e sua evolução para outros dispositivos.

Comunicação à distância


A década de 1830 foi a década da invenção e uso do telégrafo na Europa e nos Estados Unidos. Em 1851, quase 20.000 milhas de fios de telégrafo existiam para enviar mensagens em código Morse na forma de pontos e traços para comunicação entre dois pontos conectados por fios. O primeiro cabo transatlântico de sucesso ligando a Europa e os Estados Unidos permitiu a comunicação através do oceano em 1866. Em 1878, surgiram os primeiros telefones comerciais e em 1901, Guglielmo Marconi estabeleceu comunicação de rádio sem fio entre Terra Nova e Grã-Bretanha, com as primeiras transmissões comerciais de rádio nos EUA acontecendo na década de 1920. A primeira transmissão de imagens em movimento à distância ocorreu em março de 1925 na Inglaterra. A invenção do tubo de raios catódicos deu origem à televisão, disponível na maioria dos lares nos Estados Unidos na década de 1950.

Comunicação do espaço e entre computadores


A partir daí, o desejo do homem de se comunicar a distâncias ainda maiores chegou ao espaço com a invenção do foguete, o uso da faixa de frequência de micro-ondas e o primeiro satélite terrestre, o Sputnik-1, lançado em 1957 pelos russos. O decifrador de código eletrônico da Grã-Bretanha colocado em uso em 1943 sinalizou o início dos computadores. Com a invenção dos transistores em 1947 por uma equipe de homens da Bell Laboratories e ENIAC, o primeiro computador, também concluído em 1947, as sementes para a comunicação entre computadores nas redes com e sem fio de hoje tomaram forma.

O papel e a função das telecomunicações


O papel e a função das telecomunicações é fornecer uma troca de comunicação ou informação à distância entre pessoas, satélites ou computadores. Com o advento da Internet em escala global nas últimas duas décadas e meia, a humanidade entrou na Era da Informação, que disponibiliza a informação ao toque de um dedo para qualquer pessoa com o equipamento adequado. Iniciadas na imaginação daqueles que vieram antes, como Arthur C. Clarke, um autor de ficção científica que imaginou satélites em órbita ao redor da Terra em 1945, as formas desconhecidas de telecomunicações residem com aqueles que seguem os passos dos líderes mundiais físicos, cientistas e engenheiros.

Telecomunicações usando luz


A informação codificada e transmitida em ondas de luz já está acontecendo em grandes áreas metropolitanas, pois algumas das maiores empresas de telecomunicações do país substituem suas infraestruturas de telecomunicações existentes por fibra ótica, o que permite uma maior compactação de dados, maiores larguras de banda e mais trocas de dados em menos espaço usando ondas de luz. Embora os meios possam mudar e os avanços na ciência e na tecnologia afetem a maneira como nos comunicamos no futuro, a função fundamental das telecomunicações permanece a mesma - comunicar e transmitir informações à distância.