Um cabo Video Graphics Array, ou VGA, conecta a saída de vídeo de um computador ou laptop ao monitor. Um cabo VGA tem outros usos em máquinas de jogos e outros equipamentos eletrônicos. Os cabos VGA terminam com conectores de 15, 14 ou nove pinos, dependendo do tipo de conector usado. Dependendo do uso pretendido, alguns dos pinos podem estar ausentes. Quando um cabo falha, execute um teste de continuidade em cada fio individual.
Etapa 1
Selecione a opção de continuidade em um multímetro digital, geralmente marcado com um símbolo de "onda sonora". Encoste as pontas da sonda do medidor. O visor do medidor deve ler zero ohms, indicando que o circuito está completo. A maioria dos medidores "bipa" quando a continuidade é confirmada.
Etapa 2
Toque uma sonda do medidor no pino superior esquerdo de um dos conectores. Segure a ponta de prova no lugar enquanto toca a outra ponta de prova no pino idêntico no outro conector. O medidor lerá zerp se o fio entre os dois pinos estiver funcionando. Uma leitura de "1" ou "OL" indica um fio quebrado.
Etapa 3
Trabalhe ao longo das fileiras de pinos, conectando as pontas de prova a cada par de pinos. Observe as posições dos pinos que falham no teste de continuidade. Compare seus resultados com um diagrama de pinagem do seu cabo; alguns pinos podem ser desconectados intencionalmente.
Etapa 4
Verifique o diagrama de pinagem para descobrir qual fio de cor está conectado a cada pino. Se o conector puder ser desmontado, abra-o e observe. Às vezes, essa será a única maneira de descobrir qual fio se conecta a qual pino.
Etapa 5
Corte 1/2 polegada do isolamento do cabo no centro do cabo. Remova o isolamento externo, mas não danifique os fios internos. Se o cabo estiver enrolado em papel alumínio ou papel, separe-o para ter acesso aos fios individuais. Localize o fio específico que falhou no teste.
Etapa 6
Empurre uma agulha suavemente no fio suspeito. Perfure o isolamento, mas não empurre para o outro lado. Conecte uma sonda do medidor à agulha e a outra ao pino apropriado em um dos conectores. Verifique a continuidade. Mova a segunda sonda para o outro conector e repita o teste. A falha do cabo está na metade do fio que falhou no teste.
Etapa 7
Mantenha uma sonda conectada ao conector na extremidade quebrada do cabo. Aproxime progressivamente a agulha do conector, inserindo-a e verificando o medidor a cada vez. Quando o cabo passa no teste, a falha está entre esse ponto e o ponto de teste anterior. Identifique a localização realizando mais testes entre os dois pontos.
Etapa 8
Corte o isolamento ao redor da ruptura no cabo. Retire 1/8 de polegada de isolamento de cada extremidade do fio quebrado para deixar duas seções curtas de metal exposto.
Etapa 9
Torça as duas pontas expostas juntas entre os dedos, prendendo-as firmemente. Realize uma verificação de continuidade ao longo de todo o comprimento do fio reparado para confirmar que a ruptura foi reparada.
Etapa 10
Repita para cada fio danificado dentro do cabo. Quando terminar, complete o reparo envolvendo fita isolante elétrica em todas as áreas onde o isolamento foi removido.
Dica
Antes de assumir que um cabo está com defeito, tente um cabo diferente que esteja funcionando. Se os sintomas persistirem, a falha pode estar em outro lugar. O conector VGA mais comum tem 15 pinos, os conectores mini-VGA têm 14 pinos e a versão antiga e em grande parte obsoleta tem nove pinos. Os pinos do conector em um conector de 15 pinos são identificados como:
Linha de cima:1 a 5 Linha do meio:6 a 10 Linha de baixo:11 a 15
Aviso
Reparos em um cabo VGA podem reduzir a qualidade do sinal.