Arquivos órfãos são qualquer tipo de arquivo associado a programas que foram desinstalados ou separados por erro do computador. Esses arquivos geralmente são pequenos arquivos e pequenos pedaços de dados que ficaram para trás e agora são desnecessários. Quando separados por erro, os arquivos órfãos precisam ser recuperados antes que o programa pai seja executado corretamente. Alguns arquivos se assemelham a arquivos órfãos, mas são arquivos compartilhados necessários para executar vários programas. Quando os arquivos compartilhados são órfãos, vários programas não serão executados.
Origem
Arquivos órfãos às vezes são criados quando um programa é excluído em vez de ser desinstalado. Ocasionalmente, esses pequenos arquivos são deixados para trás quando um desinstalador não desinstala todos os arquivos associados ao programa. Programas de teste gratuito deixam arquivos órfãos para trás de propósito para que os programas saibam que o usuário já usou o período de teste gratuito. Erros de disco podem mover pequenos pedaços de informação e dados para um novo local. O acesso ao arquivo é perdido porque o programa pai não pode localizar o arquivo órfão.
Reinstalação
Um programa pai tentará recuperar arquivos órfãos quando for reinstalado. O instalador procura no disco rígido o arquivo órfão que foi deixado para trás ao instalar novamente. Essa tentativa de recuperação ocorre quando um arquivo de dados necessário ou dados do usuário não foram desinstalados quando o programa pai foi. Um exemplo são os dados do jogo do usuário desenvolvidos para personagens de jogos de RPG. Esses dados não são usados por nenhum programa além do programa original. Este tipo de arquivo órfão é salvo caso o usuário deseje jogar novamente com um personagem previamente construído.
Recuperação manual
Um software especial é necessário para recuperar um arquivo órfão manualmente. Esses programas de recuperação são softwares adquiridos e estão disponíveis em fontes online. O programa verifica o computador procurando o arquivo, o que pode levar de vários minutos a uma hora, dependendo do tamanho do disco rígido. O usuário do programa também pode informar ao programa de recuperação o local e o nome do arquivo, se for conhecido. Depois que o arquivo é localizado, ele é reunido ao programa pai ou realocado para seu local original.
Recuperação automática
Chkdsk.exe é um programa embutido na maioria dos sistemas operacionais Windows. Este programa verifica o disco rígido do computador e cria um novo índice de arquivos encontrados. Este programa tenta recuperar órfãos ao catalogá-los. O índice permite que o programa pai saiba onde o arquivo órfão está localizado. O Chkdsk.exe também tenta corrigir erros de disco e setores defeituosos quando executado.