Restrições são condições impostas, regras ou fatores limitantes. Restrições geométricas e numéricas ocorrem em engenharia e projeto auxiliado por computador, com aplicações em diversas áreas do projeto mecânico, incluindo desenho arquitetônico e robótica. Há uma clara diferença entre uma restrição geométrica e uma restrição numérica. Simplificando, uma restrição geométrica se relaciona a outras partes de uma figura geométrica, enquanto uma restrição numérica é um número definido que não é relativo a outras partes de um desenho. As restrições geométricas e numéricas definem as dimensões dos objetos em sistemas de modelagem de projeto auxiliado por computador, ou CAD.
Tipos de restrições geométricas
As restrições geométricas definem pontos específicos em objetos geométricos e determinam suas orientações para outros objetos. Alguns exemplos de restrições geométricas incluem paralelismo, perpendicularidade, concentricidade e simetria. O paralelismo ocorre quando duas ou mais linhas ou eixos de curvas são equidistantes entre si. Perpendicularidade é uma restrição na qual linhas ou eixos de curvas se cruzam em ângulos retos. A concentricidade surge quando dois ou mais arcos, círculos ou elipses compartilham o mesmo ponto central. A simetria ocorre quando as linhas ou curvas selecionadas se tornam simetricamente restritas em torno de uma linha selecionada. Um método baseado em CAD chamado "resolução de restrições geométricas" envolve encontrar as configurações de linhas, pontos, círculos e outras figuras geométricas que são restritas a estabelecer relações entre si.
Tipos de restrições numéricas
As restrições numéricas são simplesmente valores numéricos. Eles podem ser números inteiros ou equações algébricas usadas para controlar as dimensões ou localização de uma figura geométrica. Uma restrição numérica pode se referir a medidas como distância e tamanho, limitando o alcance dessas possibilidades. O comprimento, largura e profundidade de uma figura geométrica são exemplos de restrições numéricas. As restrições numéricas impõem restrições aos projetos porque não mudam em relação a outros objetos geométricos.
Restrições geométricas no AutoCAD
Usando o aplicativo de software AutoCAD, você pode restringir dois objetos geométricos executando determinados comandos. Por exemplo, você pode selecionar um local em uma figura e, em seguida, selecionar um local em outra figura que se moverá em direção à primeira até que esses pontos selecionados coincidam. Até que você remova a restrição, esses objetos continuarão a ter esse relacionamento. Se você usar um comando em um objeto restrito, ele afetará os outros objetos que dependem da restrição. Por exemplo, quando você restringe dois objetos para serem simétricos, girar a linha de simetria também rotacionará os objetos restritos. O recurso "Auto Constrain" no AutoCAD aplica um conjunto de restrições automaticamente, dependendo da sua escolha de objetos.
Restrições geométricas no TurboCAD
TurboCAD é outro programa de desenho assistido por computador que usa restrições. O recurso de restrições específico do TurboCAD é chamado de "Gerenciador de Restrições", que automatiza o processo de trabalhar com diferentes tipos de restrições. Ele permite que você manipule a relação espacial entre objetos e desenvolva resultados preditivos durante o processo de modificação do projeto. Usar as restrições corretamente é uma técnica eficaz e que economiza tempo enquanto você executa seu projeto. Existem tutoriais abrangentes disponíveis, tanto online quanto offline, fornecendo instruções passo a passo sobre como usar o "Gerenciador de Restrições" do TurboCAD.