Um alto-falante mais alto é aquele que pode converter mais energia elétrica em som do que um alto-falante mais silencioso. As maneiras de tornar um alto-falante estéreo mais alto têm a ver com obter mais potência para o alto-falante, você pode fazer isso através de um amplificador mais potente ou melhores cabos de alto-falante. Também é possível usar a acústica natural de uma sala para amplificar o som de um alto-falante.
Etapa 1
Verifique as classificações de potência e impedância do seu alto-falante estéreo. Os alto-falantes serão classificados em uma certa quantidade de potência para uso de pico ou contínuo. A potência de pico significa que o alto-falante só pode usar essa quantidade de energia por um período muito curto de tempo. A potência contínua pode ser usada com segurança no alto-falante o tempo todo. A potência contínua é abreviada como RMS para "raiz média quadrada". Esta é a fórmula pela qual a classificação contínua é calculada. A impedância é medida em ohms, e quanto menor a impedância, mais potência passará do amplificador para o alto-falante. A maioria dos alto-falantes estéreo domésticos tem oito ohms de impedância e devem ser conectados a um amplificador que também seja de 8 ohms.
Etapa 2
Aumente a potência proveniente do amplificador obtendo um amplificador que produza mais watts por canal. Tal como acontece com os alto-falantes, a potência pode ser classificada como contínua ou de pico. A classificação contínua é a preferida. Assim, por exemplo, se você está tentando acionar um alto-falante de 100 watts de um amplificador que só pode produzir 50 watts por canal, o alto-falante nunca será tão alto quanto é capaz de ser. Obtenha um novo amplificador com saídas que correspondam às classificações do alto-falante. Observe que se você exceder a potência nominal do alto-falante, poderá danificá-lo. Se você tiver um alto-falante de 50 watts e conectá-lo a um amplificador de 100 watts por canal, poderá aumentar o volume do alto-falante, mas o excesso de potência acabará destruindo o alto-falante. Acionar alto-falantes com pouca potência não tem risco de danificá-los.
Etapa 3
Atualize o cabo entre o alto-falante e o amplificador. Isso só dará um pequeno aumento no volume, mas se o fio estiver velho ou danificado, pode estar interferindo na alimentação do amplificador para o alto-falante. Atualize o fio para um fio de núcleo sólido de calibre 14 para eliminar o máximo possível de impedância dos fios.
Etapa 4
Posicione os alto-falantes para aproveitar a acústica da sala. Coloque o alto-falante em um canto ou alcova para que qualquer som que possa sair do alto-falante seja redirecionado para o meio da sala.
Dica
Se você não quiser comprar um sintonizador estéreo totalmente novo, pode obter um amplificador separado que se conecta após o sintonizador, mas antes dos alto-falantes.
Aviso
Não tente conduzir um alto-falante de baixa impedância em um amplificador que não seja classificado para isso. Você pode superaquecer o amplificador e causar danos.