Embora o Google Analytics seja incrivelmente útil para monitorar a popularidade do seu site e as estatísticas de visitantes, uma coisa que ele não pode fazer é dizer exatamente quanta largura de banda seu site está usando. Dependendo do seu plano de hospedagem na Web, as cobranças de excesso de largura de banda podem se tornar caras se o seu site começar a receber mais do que sua parcela da cota mensal. Felizmente, você pode usar os dados do Google Analytics para estimar o uso da largura de banda.
Antes de começar
Antes de usar o Google Analytics para estimar o uso da largura de banda, lembre-se de que o Google normalmente não vê grandes downloads não HTML, como arquivos PDF ou MP3. Se você estiver servindo arquivos multimídia, precisará de outro programa de estatísticas que meça esses downloads. O cálculo é mais preciso se seu site veicular páginas HTML formatadas de forma consistente cujos gráficos sejam semelhantes em número e tamanho. Por fim, você deve ter o código do Google Analytics instalado e funcionando corretamente em todas as suas páginas durante todo o período que deseja medir.
Fazendo o cálculo
Para estimar o uso da largura de banda, primeiro estime o tamanho médio do arquivo de suas páginas. Encontre informações de tamanho de arquivo na maioria dos editores de HTML ou salvando sua página, incluindo todos os gráficos, em seu disco rígido e visualizando os tamanhos de arquivo em seu disco. Faça isso com algumas páginas diferentes para obter um tamanho médio. Em seguida, abra o Google Analytics e clique no link "Pageviews". Para recuperar dados de um período de tempo específico, clique no intervalo de datas e selecione as datas de início e término apropriadas. Multiplique o número de visualizações de página pelo tamanho médio do arquivo para determinar a largura de banda aproximada em kilobytes.
Google Analytics e largura de banda
O Google Analytics usa um snippet de JavaScript para medir as estatísticas do seu site, que devem ser inseridos em cada uma de suas páginas da web. O Google Analytics só pode medir o tráfego das páginas com este código. Imagens, arquivos PDF, vídeos, músicas e outros formatos de arquivo para download ignoram o Google Analytics, a menos que você modifique o código HTML nos links clicáveis para esses downloads. Há duas maneiras de fazer isso:rastreamento de eventos e visualizações de página virtuais. Por exemplo, se você tiver um link de download de PDF em uma página, poderá adicionar a função "_trackEvent()" ao link para que o Google Analytics conte sempre que alguém iniciar um download.
Outras opções
Use o Google Analytics para fazer uma estimativa razoável do uso da largura de banda, embora a fonte definitiva seja seu provedor de hospedagem na Web. A maioria dos principais hosts apresenta um painel com um total de uso de largura de banda em execução. Use esse total para determinar se você está dentro dos limites mensais. Se você acredita que há um problema com os números de largura de banda do seu host, entre em contato com o suporte. Como alternativa, instale um pacote de estatísticas da Web que use dados do servidor para rastrear o uso da largura de banda.