Os gráficos de densidade são uma boa opção para exibir visualmente os resultados da equação de densidade "densidade =massa/volume". Os resultados são exibidos como um gráfico linear, com massa no eixo y e volume no eixo x. Criar um gráfico de densidade no Microsoft Excel não é difícil, mas requer mais do que apenas alguns passos para completar a equação e traçar o gráfico corretamente. Comece inserindo valores de equação de densidade em duas colunas de uma planilha do Excel, com valores Y na coluna à esquerda e valores X na coluna à direita e, em seguida, crie e formate o gráfico de densidade.
Etapa 1
Selecione as duas colunas da planilha do Excel que contêm dados do gráfico de densidade e clique na guia "Inserir" no menu principal do Excel.
Etapa 2
Defina o gráfico do Excel para um tipo "Dispersão com apenas marcadores" selecionando esta opção no menu suspenso na seção "Gráficos:Dispersão" do menu Faixa de opções do Excel. Essa é a melhor opção para um gráfico de densidade, não apenas porque você está comparando pares de valores, mas também porque cada par representa uma medida separada.
Etapa 3
Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar do gráfico e escolha "Selecionar dados" na janela pop-up resultante. A janela "Select Data Source" será aberta e "Series 1" aparecerá como a única entrada na coluna Legend Series à esquerda.
Etapa 4
Clique na entrada Série 1 e, em seguida, clique no botão Editar para fechar a janela "Selecionar fonte de dados", abra a janela "Editar série" e ative Ferramentas de gráfico na faixa de opções do Excel. Verifique se os dados de massa estão no eixo y e os dados de volume estão no eixo x.
Etapa 5
Localize e abra o conjunto de tipos de layout de gráfico - a terceira seção da esquerda na faixa de opções - clicando no botão de seta para baixo. Selecione Esquema 9.
Etapa 6
Clique duas vezes no título do gráfico para alterar o título padrão para um que seja mais apropriado. Clique e altere o título do eixo y vertical para Massa (g) e o título do eixo x horizontal para Volume (ml), substituindo as unidades de medida se as suas forem algo diferente de gramas e mililitros.
Etapa 7
Desenhe uma linha reta - chamada de linha de tendência - através dos dados clicando com o botão direito do mouse em qualquer ponto de dados e selecionando "Adicionar linha de tendência" na caixa pop-up resultante.
Etapa 8
Selecione "Regressão Linear", marque a caixa Definir Interceptação e defina a interceptação como zero. Essa ação garantirá que a linha de tendência seja a mais adequada para seus dados. Por padrão, o Excel exibirá a equação com a qual você está trabalhando no gráfico, bem como seu valor R2. Desmarque essas caixas se não quiser exibir essas informações.
Etapa 9
Faça os ajustes finais em seu gráfico de densidade, usando as opções "Format Axis" e "Format Size". Eles permitem que você altere a espessura e a cor da linha e aumente o tamanho do gráfico.