Objetos vibrantes criam ondas de energia que alteram a pressão do ar circundante. Essas mudanças de pressão são captadas pelo ouvido humano e interpretadas pelo nosso cérebro como som. As ondas de energia produzem mudanças alternadas positivas e negativas na pressão do ar, conhecidas como oscilações, que podem ser medidas em Hertz e decibéis.
Frequências de som
Quando um objeto vibra, a pressão alternada positiva e negativa cria uma onda, também conhecida como oscilação. Uma oscilação completa é medida na frequência de ondas por segundo. Hertz é a unidade de medida padrão usada para calcular a frequência dessas oscilações. Se ocorrer uma oscilação em um segundo, a frequência é denotada como 1 Hertz. Quando ocorrem 500 oscilações em um segundo, a frequência é denotada como 500 Hertz. Uma pessoa normal e saudável pode ouvir sons que variam de 20 a 20.000 Hertz.
Mudanças de pressão
Os humanos ouvem a energia vibracional - ou as mudanças na pressão do ar - como som. Um objeto é percebido como mais alto ou mais silencioso, dependendo da quantidade de pressão do ar gerada pelo objeto em vibração. Essa pressão muda regularmente e se dissipa para o ouvinte à medida que sua distância da fonte aumenta. As mudanças na pressão do ar também podem ser medidas em unidades de Pascal, mas como esses números geralmente são muito grandes e difíceis de trabalhar, o decibel agora é mais amplamente usado.
Níveis de som
O humano normal e saudável pode detectar sons no nível de zero decibéis, mas uma pessoa com audição muito boa pode detectar sons em -5 decibéis. O nível sonoro, percebido pelo ouvido, é baseado no nível de pressão sonora e na altura do som; certas frequências de tom são mais fáceis para o ouvido humano detectar.
Hertz e decibéis
A relação entre Hertz e decibéis permite ao ouvinte medir a frequência e a intensidade percebida de qualquer som. A frequência ou quantidade de vibração de mudança de pressão do ar é medida em Hertz. A mudança resultante na pressão do ar criada através do objeto vibratório é medida em decibéis. Decibéis, na verdade, medem a intensidade de um som e Hertz mede a frequência do som.