Minitab e Matlab são pacotes de análise estatística e matemática que permitem a manipulação e visualização de dados. Eles são programas semelhantes e muitos de seus recursos se sobrepõem - ambos podem executar a gama básica de procedimentos estatísticos comuns a todos esses programas. No entanto, eles são direcionados para uso em áreas ligeiramente diferentes e, como tal, cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens em relação ao outro.
Interface
O Minitab, criado pela Minitab Inc., é o programa mais fácil de usar para o iniciante e é útil como programa de treinamento em estatística. Possui uma interface gráfica de usuário do tipo apontar e clicar, além de uma linha de comando opcional de onde sua linguagem de macro pode ser programada.
O Matlab, um produto do MathWorks, destina-se a engenheiros e cientistas e é executado principalmente por meio de uma interface de linha de comando. Requer que o usuário aprenda a linguagem do programa para realizar todos os testes, exceto o mais básico. Isso envolve uma curva de aprendizado íngreme, principalmente para procedimentos complexos ou ao gerenciar grandes arquivos de dados.
Funções
Tanto o Minitab quanto o Matlab podem realizar uma ampla variedade de procedimentos estatísticos, incluindo estatística descritiva, o modelo linear geral e procedimentos multivariados, como análise de variância multivariada (MANOVA) e análise de componentes principais. O Minitab tem a vantagem em estatísticas, oferecendo uma gama mais ampla de técnicas. No entanto, o Matlab destina-se principalmente a ser uma ferramenta matemática e tem vantagem nessa área, com capacidade muito superior para lidar com funções matemáticas e matrizes grandes.
Requisitos
O Minitab é um programa leve que ocupa apenas cerca de 160 MB de espaço no disco rígido quando totalmente instalado. Matlab é um programa muito maior, com a versão completa ocupando até 4 GB de espaço no disco rígido. O Matlab requer uma máquina mais rápida, idealmente com 2 GB de RAM em comparação com os 512 MB a 1 + GB de RAM exigidos pelo Minitab. O Matlab também possui versões disponíveis para os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux, enquanto o Minitab está disponível apenas para Windows.
Usos
A facilidade de uso e a interface gráfica do usuário do Minitab o tornam ideal para ensino. A falta de necessidade de aprender uma linguagem de script significa que há menos distração dos alunos do aprendizado de estatísticas. No entanto, apesar de suas vantagens estatísticas sobre o Matlab, ele ainda possui poucos procedimentos embutidos para ser considerado uma ferramenta única para pesquisa aplicada. O Matlab é mais usado em matemática pura e aplicada, onde sua capacidade de lidar com matrizes é inestimável.