Fontes de alimentação ininterruptas oferecem vários benefícios para uso doméstico e comercial, mantendo sistemas vitais de computador e eletrônicos funcionando durante breves quedas de energia e evitando danos por perda repentina de energia. A utilização de uma UPS também envolve uma série de desvantagens, especialmente nos custos iniciais e de manutenção. Esses custos representam um investimento significativo tanto para usuários domésticos quanto para uso comercial que exige um grande número de baterias.
Custo inicial
A instalação de fontes de alimentação ininterruptas requer um grande investimento inicial. Mesmo uma única unidade para uso doméstico pode custar centenas de dólares. As configurações corporativas em grande escala chegam a dezenas de milhares de dólares apenas para o maquinário. Essas grandes instalações também exigem uma configuração de infraestrutura que pode trazer o custo total de configuração acima de US$ 100.000.
Infraestrutura
O uso doméstico de UPS não requer mais configuração do que um protetor contra surtos padrão, mas o uso corporativo traz várias considerações adicionais. A conexão de muitas baterias de UPS a um sistema de fiação existente deve ser feita por um eletricista experiente. Esses sistemas UPS também requerem cuidados especiais com a ventilação. Embora muitos tipos de baterias não emitam gases, as baterias "ventiladas" ou "inundadas" devem ter um sistema de ventilação separado para controlar seus gases.
Custo de manutenção
As baterias do UPS não duram para sempre. Como todas as baterias recarregáveis, sua capacidade de manter uma carga diminui com o tempo. Dependendo do modelo, uma bateria UPS pode durar cerca de cinco a 10 anos. Depois disso, a bateria antiga requer o descarte adequado e uma nova bateria deve ser adquirida. Muitos fabricantes de UPS, bem como lojas de varejo, reciclarão as baterias de UPS dos usuários domésticos gratuitamente, mas as empresas devem pagar pelo descarte seguro de seus equipamentos.
Uso de energia
Para manter suas baterias sempre carregadas, um sistema UPS deve consumir mais energia do que o equipamento conectado requer. Isso causa um inevitável desperdício de energia, correlacionado com a quantidade de eletricidade utilizada no sistema. Em usos de grande escala, essa potência adicional representa um custo adicional significativo. Esse desperdício de energia também deve ser levado em consideração ao considerar as práticas ambientais do seu negócio.