Os usuários criam redes locais entre computadores Windows e Linux para compartilhar arquivos e informações facilmente, sem precisar transferir os arquivos manualmente de um computador para outro. Ao usar pastas compartilhadas, um computador permite o acesso a diretórios a outras pessoas na rede para que possam ler ou modificar arquivos nesse computador. Para acessar esses arquivos, existem dois métodos comuns:Mapear o diretório de rede para um nome de unidade local ou acessar esse diretório com um caminho UNC (Universal Naming Convention).
Caminhos UNC
O caminho UNC (Uniform Naming Convention) define a localização de um recurso em uma rede. Trabalhando em um nível de rede, em vez de um nível de sistema operacional, o UNC existe para ter um padrão global para computadores em uma rede se comunicarem uns com os outros. A designação UNC é específica e se aplica a todos os sistemas operacionais, embora determinados sistemas operacionais tenham seus próprios protocolos de mapeamento de rede.
Drives mapeados
As unidades mapeadas, no entanto, são específicas para determinados computadores. As unidades mapeadas do Windows representam unidades compartilhadas na rede, mas mapeiam-nas para unidades internas do Windows indicadas por uma letra ou nome de diretório. Esse método oferece aos usuários uma maneira mais fácil de se conectar a unidades compartilhadas, pois o sistema lembrará o mapeamento e o carregará para o usuário. Os usuários podem alterar as unidades mapeadas, onde os caminhos UNC geralmente não fazem. Na verdade, os usuários estão no controle das designações de mapeamento, o que significa que as unidades mapeadas podem mudar dia a dia e de maneiras desconhecidas.
Localidade da unidade mapeada versus regularidade do caminho UNC
Os administradores de sistema geralmente gostariam de implementar caminhos de UC em uma rede devido a esses motivos. Os usuários que modificam unidades mapeadas podem causar problemas no fluxo de dados em uma rede. Os usuários podem não saber qual unidade mapeia para qual recurso compartilhado. Além disso, um recurso que fica indisponível pode fazer com que um computador trave caso um usuário mapeie uma unidade para ele. A unidade procura um recurso que pode ter sido movido e, portanto, o computador gasta tempo procurando por ele sem nenhuma ideia de onde procurar.
Rede subjacente
Um problema maior entre unidades UNC e de mapeamento é que as unidades mapeadas não refletem a estrutura de rede subjacente. Um administrador pode alterar todo o layout de uma rede ou o layout pode ser modificado devido a atualizações ou reparos, de modo a impossibilitar a manutenção de unidades mapeadas. A alternativa às unidades mapeadas é manter uma lista de computadores na rede e ensinar os usuários a usar o UNC. Por exemplo, um usuário com uma lista de recursos na rede pode usar o caminho UNC de uma rede, como "\computer1\shared_folder" em vez de mapear a unidade. Dessa forma, o usuário sempre acessa o recurso correto.