Um arquivo MPEG-4, também conhecido como MP4A, é um formato usado para faixas de áudio. Desde seu lançamento no final da década de 1990, o formato tornou-se comumente usado junto com .MP3s, .WAVs e .WMAs. Os desenvolvedores do formato lançaram uma segunda versão do formato em 2004 para melhorar ainda mais seus recursos de qualidade de áudio. Os desenvolvedores do formato também criaram o formato de vídeo MP4 em conjunto com o formato de áudio MP4A. Normalmente, os arquivos com a extensão .MP4 são conhecidos como arquivos de vídeo e a extensão .MP4A usada para faixas estritamente de áudio.
Histórico do MP4A
O Motion Picture Experts Group lançou o formato de áudio MP4 em 1999. Este grupo é uma organização internacional formada por profissionais de áudio e vídeo que produzem formatos de arquivo de áudio e vídeo para dispositivos de mídia. Suas criações incluem os formatos de arquivo MPEG-2, MPEG-3 e MPEG-4, entre outros. A MPEG criou o formato de arquivo MP4A como meio de alta compactação de áudio, mantendo a qualidade do som. O aumento da popularidade da internet criou uma grande demanda por áudio no mundo online. Os proprietários da Web desejavam um formato que mantivesse o tamanho do arquivo no mínimo, mas preservasse o máximo de qualidade de áudio possível; o MP4 atendeu a essa necessidade.
Usos comuns de arquivos MP4A
O formato MP4A é frequentemente usado em sites de streaming de áudio porque o tamanho reduzido do arquivo permite um carregamento mais rápido. O formato MP4A pode ser encontrado em players de MP3 como o iPod, Microsoft Zune, SanDisk Sansa etc e também em players de mídia digital como o software iTunes da Apple. Sistemas de videogame como o XBOX 360 e o PlayStation 3 também utilizam arquivos MP4A.
Codificação MP4
Os arquivos MP4A utilizam a tecnologia Audio Advanced Coding. Essa codificação AAC permite que o formato MP4 mantenha a qualidade do som do áudio enquanto corta dados desnecessários do arquivo. A Agência Federal de Preservação Digital documenta que a tecnologia AAC permite que o formato MP4A forneça uma experiência de maior fidelidade do que o formato de áudio MP3 mais comum, conforme publicado em seu relatório de sustentabilidade digital no formato MPEG-4. Esta agência federal trabalha sob a responsabilidade da Biblioteca do Congresso para preservar cópias digitais de arquivos registrados na biblioteca.
Recursos avançados
O formato MP4A pode reproduzir até 48 faixas de áudio diferentes em formato estéreo. Isso inclui 16 faixas de baixa frequência, 16 faixas de overdub/multilíngue e 16 faixas de fluxo de dados. Permitir 48 faixas aumenta a precisão acústica da gravação de som original. O formato MP4A também inclui suporte para codificação Apple Lossless, um padrão de compactação de alta fidelidade usado em todos os produtos da Apple, incluindo iPod, iPad, iPhone e computadores Mac.