Um dispositivo de armazenamento, como uma unidade de disco rígido, pode ser dividido em uma série de partições lógicas, cada uma com seu próprio diretório e tabela de alocação de arquivos. No sistema de arquivos FAT32, cada partição é dividida em clusters, cada um identificado por um número de 32 bits ou uma série de 32 dígitos binários, ou "bits". Cada cluster consiste em uma ou mais unidades menores, conhecidas como setores, dependendo do tamanho da partição.
Tamanho de cluster recomendado
De acordo com a Hitachi, o tamanho de cluster recomendado para uma partição FAT32 de 16 GB é de 4 KB, o tamanho de cluster recomendado para uma partição FAT32 de 64 GB é de 16 KB, o tamanho de cluster recomendado para uma partição FAT32 de 128 GB é de 32 KB e o tamanho de cluster recomendado para uma partição de 256 GB é de 64 KB . Observe que algumas versões do Windows anteriores ao Windows XP, incluindo Windows 95 e Windows 98, não oferecem suporte a tamanhos de cluster acima de 32 KB.
Desperdiçando espaço
O tamanho ideal do cluster para uma partição FAT32 grande depende do número de clusters necessários para preencher toda a partição. Por definição, partições FAT32 maiores podem lidar com tamanhos de cluster maiores, mas observe que quanto maior o tamanho do cluster, mais espaço é desperdiçado. Se sua partição FAT32 tiver um tamanho de cluster de 32 KB, um arquivo com tamanho lógico de apenas 1 byte ainda terá um tamanho físico de 32 KB, desperdiçando efetivamente 31 KB de espaço de armazenamento. Da mesma forma, um arquivo com tamanho lógico de 33 KB -- 1 byte a mais que o tamanho do cluster -- terá um tamanho físico de 64 KB.
Clusters máximo e mínimo
A Microsoft afirma que uma partição deve conter pelo menos 65.527 clusters para usar o sistema de arquivos FAT32. Além disso, você não pode aumentar o tamanho do cluster além de 64 KB porque isso faria com que determinados programas calculassem o espaço em disco incorretamente. Por outro lado, você não pode diminuir o tamanho do cluster tão baixo que o FAT - a tabela que mantém o controle de onde os vários fragmentos de arquivos residem em uma partição - fique menor que 15,36 MB.
Tamanho máximo da partição
A Microsoft informa que uma partição FAT32 pode conter, no máximo, 268.435.445 clusters. Assumindo um tamanho de cluster de 32 KB, isso sugere que - pelo menos em teoria - o sistema de arquivos FAT32 é capaz de suportar tamanhos de partição de até 268.436.445 por 32 por 1.024 bytes ou 8,8 terabytes. However, in practice, Windows XP Professional limits the size of FAT32 partitions to 32GB and reports a "Volume size too big" error if you attempt to format a FAT32 partition larger than this.