A Interface de Firmware Extensível é uma alternativa ao tradicional Sistema Básico de Entrada/Saída. Assim como o BIOS, o EFI possui sua própria interface ou "shell" que permite alterar as configurações de hardware. A Apple não inclui esse shell em seus computadores Macintosh. Apesar dos equívocos sobre os diferentes tipos de firmware do Mac, não há como acessar o EFI diretamente. No entanto, você ainda pode alterar algumas das configurações tradicionalmente associadas aos controles BIOS e EFI.
Plano de fundo
Todos os novos MacBooks são executados em processadores Intel e incluem o firmware EFI desenvolvido pela Intel. Macs mais antigos usam processadores Power PC da IBM que executam um programa mais antigo conhecido como Open Firmware. O Open Firmware é semelhante ao BIOS encontrado em computadores que não são da Apple, pois fornece acesso às configurações de hardware. As tentativas de hackear a EFI para obter esse mesmo tipo de acesso podem resultar na desativação permanente da capacidade de inicialização do computador.
Configurações do disco rígido
Quando você inicializa seu MacBook, ele inicializa a partir do sistema operacional no disco rígido por padrão. As implementações convencionais de BIOS e não-Apple EFI permitem que você altere isso usando o shell do firmware. Eles também permitem que você particione sua unidade em diferentes seções para melhorar a segurança e a organização dos dados. Embora os Macs baseados em Intel não tenham um shell, eles ainda permitem que você especifique o sistema que inicializa seu computador. Você pode encontrar essa opção na seção Disco de Inicialização das Preferências do Sistema. Você pode encontrar as opções de particionamento no Utilitário de Disco localizado na pasta Utilitários.
Comandos de inicialização
MacBooks que usam EFI fornecem uma série de comandos de firmware que você pode iniciar na inicialização. Para usá-los, você deve pressionar e segurar teclas específicas quando o logotipo da Apple aparecer na inicialização. Os comandos incluem um Apple Hardware Test e um modo de inicialização segura. Para executar o AHT, certifique-se de que seu computador tenha acesso Wi-Fi ou outra conexão com a Internet e mantenha pressionado "D" na inicialização. Isso apresenta uma interface que relata o status dos dispositivos de hardware. Para iniciar no modo de inicialização segura, mantenha pressionada a tecla Shift na inicialização. Isso permite que você inicialize mesmo se houver falhas de software que impeçam uma inicialização normal.
Equívocos
A confusão sobre a diferença entre o EFI e seu antecessor Open Firmware levou a um equívoco de que todos os Macs fornecem acesso a um shell de firmware. Você pode determinar se o seu Mac executa Open Firmware ou EFI acessando o ícone da Apple no canto superior esquerdo da tela e selecionando "Sobre este Mac". Uma janela aparece exibindo seu tipo de processador. Se você tiver um processador Power PC, não terá a interface EFI, mas poderá acessar o shell Open Firmware pressionando Command ou Apple e Option na tela de inicialização.