Quando a luz de um roteador sem fio continua piscando e você pode usá-lo para acessar a Web, isso significa que o dispositivo está funcionando corretamente. No entanto, se piscar é tudo o que o dispositivo faz, pode haver um problema. Você pode corrigir a maioria dos problemas associados a um roteador empregando algumas dicas simples de solução de problemas, mas, no final, talvez seja necessário procurar a ajuda de um profissional de reparo de eletrônicos.
Transmissões
Como as luzes de um modem, as luzes de um roteador sem fio piscam ao transmitir dados para um dispositivo Wi-Fi, como um computador ou telefone celular. Contanto que o dispositivo Wi-Fi seja capaz de receber e enviar dados pela conexão sem fio ao roteador, a luz piscante pode ser ignorada. As luzes do roteador piscam quando o dispositivo envia e recebe transmissões de dados, indicando que os dados foram processados corretamente e enviados ao dispositivo Wi-Fi ou ao modem.
Piscando constantemente
As luzes de um roteador sem fio piscam mesmo quando um dispositivo Wi-Fi não está conectado sem fio. Isso acontece porque o modem, ao qual o roteador está conectado, processa constantemente as transmissões de dados da Internet. Esse processo, conhecido como Address Resolution Protocol, envolve o modem convertendo endereços da Web de provedores de Internet de 32 bits em endereços Ethernet de 48 bits. A Ethernet consiste em todos os dispositivos que estão conectados a um modem por meio de um fio ou cabo, incluindo um roteador sem fio. As luzes do roteador piscam sempre que ele envia ou recebe dados, incluindo aqueles produzidos pelo ARP.
Conexões
Quando o roteador processa dados do ARP, suas luzes piscam intermitentemente. Quando o roteador processa dados enquanto um dispositivo Wi-Fi está conectado, a intermitência ocorre mais rapidamente. Se você não conseguir acessar o roteador com um dispositivo Wi-Fi, mas as luzes do roteador continuarem piscando rapidamente, pode haver um problema com a conexão do dispositivo. Fazer uma conexão sem fio com um roteador requer que você ative a função de conectividade sem fio do dispositivo Wi-Fi. Por exemplo, se você tentar conectar um telefone celular ao roteador, certifique-se de ativar a função de rede Wi-Fi do telefone nas configurações do dispositivo para garantir a conexão adequada.
Considerações
A maioria dos roteadores sem fio é capaz de suportar conexões sem fio para até cinco dispositivos Wi-Fi por vez. Com cada dispositivo conectado, a taxa em que as luzes do roteador piscam aumenta. Quando o limite de suporte do roteador é atingido, as luzes piscantes podem permanecer constantemente acesas porque ele está enviando e recebendo transmissões a uma taxa muito mais rápida do que quando menos dispositivos estão conectados. Um sinal revelador de que o roteador não está funcionando corretamente é quando nenhuma luz piscante aparece. Se isso acontecer, verifique os fios do roteador para garantir que eles estejam conectados corretamente ao modem e a uma tomada elétrica. Se todos os esforços de solução de problemas não conseguirem fazer o roteador funcionar, procure a assistência de um profissional de reparo de eletrônicos.