As torres Wi-Fi fornecem conexões sem fio à Internet em áreas onde as conexões de Internet com fio - ou seja, cabo e DSL - não estão prontamente disponíveis, como regiões rurais. A tecnologia Wi-Fi funciona nas frequências de rádio de 2,4 GHz e 5 GHz e, como a transmissão de rádio, transfere dados por ondas de rádio. Em essência, uma torre Wi-Fi - tecnicamente conhecida como antena Wi-Fi - funciona da mesma maneira que um roteador Wi-Fi, mas em uma escala maior.
Noções básicas
Uma torre Wi-Fi transfere dados de uma conexão com fio para a Internet - normalmente uma linha telefônica - por ondas de rádio para outra torre Wi-Fi e depois para vários dispositivos de computação, incluindo computadores pessoais e telefones celulares. As torres Wi-Fi emparelhadas devem ter uma visão desobstruída uma da outra e devem estar alinhadas diretamente umas com as outras porque os sinais transmitidos não são tão fortes quanto os sinais de transmissão de rádio. As torres Wi-Fi são capazes de transmitir dados até 60 milhas - mais curtas se houver condições variáveis, como clima.
Transmissões
Ao contrário dos roteadores sem fio, que transmitem em um círculo de 360 graus, uma torre Wi-Fi transmite sinais de dados direcionalmente, o que significa que ela transmite apenas para uma torre Wi-Fi na qual está sintonizada com precisão. Algumas torres Wi-Fi possuem um sintonizador de direção elétrica que permite alguma margem de manobra na ligação de duas torres Wi-Fi com os sinais uma da outra. Na extremidade receptora, a torre Wi-Fi se conecta a um roteador sem fio tradicional, por meio do qual os dispositivos conectados podem acessar a Internet.
Usos
Uma vez emparelhadas, as torres Wi-Fi têm um link estabelecido entre si e funcionam da mesma maneira que as conexões Wi-Fi tradicionais feitas por meio de um cabo ou link DSL para a Internet. Por meio de um roteador sem fio, os dispositivos conectados também são capazes de realizar uma variedade de tarefas inerentes a uma rede local, incluindo impressão e compartilhamento de arquivos.
Considerações
Embora uma torre Wi-Fi seja capaz de transmitir dados por até 60 milhas, um roteador sem fio só é capaz de fornecer links para dispositivos de computação por até 300 pés. Os sinais compartilhados entre as torres Wi-Fi não podem ser acessados diretamente por dispositivos de computação devido às limitações direcionais que acompanham as transmissões de sinal da torre Wi-Fi. A tecnologia Wi-Fi baseia-se nos padrões 802.11, que incluem os protocolos 802.11a, 802.11b, 802.11g e 802.11n. Uma tecnologia mais recente, conhecida como WiMAX, é capaz de transferir dados sem fio por até 30 milhas e, no momento da publicação, está começando a ganhar uso generalizado, substituindo a necessidade de torres Wi-Fi. A tecnologia WiMAX não envolve o uso de unidades correspondentes como torres Wi-Fi, mas é capaz de transmitir dados da mesma maneira que um roteador sem fio.