Muitas linguagens de computador compartilham tarefas comuns, como iterar em loops, ramificar com base na lógica if-then-else e realizar cálculos. Você pode usar essas e outras operações para construir um programa de pseudocódigo que não roda em um computador, mas roda em sua mente enquanto você o revisa no papel. Ao fazer um brainstorming de um processo, identificar processos de alto nível e escrevê-los logicamente, você pode usar o que criar para criar software de qualidade, usando linguagens de programação reais.
Etapa 1
Pense no que é preciso para fazer uma calculadora funcionar em alto nível e anote essas tarefas importantes em uma folha de papel. Eles podem aparecer como mostrado abaixo:
inputData =Read_Input() resultado =Perform_Calculations(inputData) Display_Results(result)
Estas são as ações que ocorrem quando você digita números em uma calculadora, pressiona uma tecla de função e visualiza os resultados. A primeira instrução chama um método que lê a entrada de um usuário. Esse método retorna resultados que vão para a variável Input_Data. A próxima instrução passa esses dados para uma função chamada Perform_Calculations. Perform_Calculations calcula um resultado e o retorna para este código que o armazena na variável result. A instrução final passa esse resultado para uma função que o exibe.
Etapa 2
Desenhe uma caixa grande em torno dessas declarações. Esta caixa representa o módulo principal do programa. Desenhe outra caixa grande no papel e escreva "Read_Input()" no topo. Esta caixa representa a função que lê a entrada necessária para realizar cálculos. Digite as instruções na caixa que você acha que precisam ocorrer para recuperar informações de um usuário. Essas declarações podem se parecer com as mostradas abaixo:
Imprimir "Digite o primeiro número" firstNumber =Read_Input Print "Digite o segundo número" secondNumber =Read_Input Print "Digite um operador" Print "Digite um operador" operador =Read_Input Retorna firstNumber, secondNumber, operador
As variáveis firstNumber, secondNumber e operator conterão os valores que um usuário insere por meio de algum método. A instrução final retorna as variáveis para o módulo de chamada.
Etapa 3
Desenhe uma segunda caixa no papel e escreva "Perform_Calculations(firstNumber, secondNumber, operator) no topo dela. Adicione instruções a esta caixa necessárias para realizar cálculos usando os dois números e o operador passados para a função. Essas instruções podem ser semelhantes a as seguintes afirmações:
if operador ="+" resultado =firstNumber + secondNumber
else if operador ="-" resultado =firstNumber - secondNumber
else if operador ="*" resultado =firstNumber * secondNumber
else if operador ="/" resultado =firstNumber / secondNumber
retornar resultado
Esse código usa uma instrução if para determinar a instrução a ser executada com base no valor do operador. Depois que uma das instruções calcula o resultado, a última instrução passa o resultado de volta para o módulo de chamada.
Etapa 4
Desenhe uma caixa final no papel e escreva "Display_Result(result)" no topo da caixa. Anote as declarações necessárias para apresentar o resultado a um usuário, como esta:
Imprimir resultado
Revise o pseudocódigo e siga a lógica começando na primeira instrução no módulo principal. Procure por falhas lógicas no código enquanto você o percorre. Identifique-os, se existirem, e corrija seu pseudocódigo, se necessário.
Dica
Ao dividir uma tarefa em módulos separados, conforme mostrado, você cria blocos de código significativos que executam uma única tarefa. Os módulos também são mais fáceis de alterar quando existem em blocos de código separados. Ao escrever seu programa real, use o pseudocódigo que você criou como guia.