Quando seu computador é inicializado, seu sistema operacional é, na verdade, o segundo sistema a ser carregado. O primeiro é o firmware, o software que executa diretamente o hardware e traduz os sinais do sistema operacional. Os MacBook Pros usam a Interface de Firmware Extensível da Intel, uma plataforma de padrões abertos, para seu firmware. No entanto, a implementação de estoque da EFI da Apple restringe seu ponto de entrada a alguns comandos quando o computador é iniciado.
Chaves de inicialização
Você tem acesso direto ao EFI do seu MacBook Pro por uma janela curta toda vez que inicializa o laptop. A tela cinza sem nenhum ícone que aparece logo após você ligar o MacBook Pro é o equivalente da EFI à tela preta com o logotipo do fabricante do computador em PCs que usam BIOS. Essa tela cinza significa que o EFI não carregou um sistema operacional e você ainda pode pressionar as teclas para dizer ao EFI para inicializar a partir de um disco na unidade óptica ou abrir um menu com os diferentes sistemas operacionais em seu disco rígido.
Protegendo o acesso EFI
Por padrão, esse acesso à EFI para emitir comandos é irrestrito:qualquer pessoa com acesso físico ao seu MacBook Pro pode emiti-los imediatamente após a inicialização do computador. Você pode restringir esse acesso definindo uma senha em seu EFI que os usuários precisam inserir antes que o EFI execute qualquer comando. Para definir essa senha, você precisará inicializar o MacBook Pro a partir do disco de instalação do sistema que acompanha o laptop. Reinicie o seu laptop, depois de colocar este disco na unidade óptica e pressione a tecla “C”. Depois que o menu do disco for carregado, selecione "Utilitário de senha de firmware" no menu "Utilitários".
Shell EFI
O EFI do seu MacBook Pro é capaz de muito mais do que apenas selecionar a mídia a partir da qual inicializar. Ao ativar o shell EFI, um ambiente de linha de comando, você pode executar uma variedade de tarefas de manutenção de sistema de emergência e configurações avançadas. No entanto, a Apple desativa o acesso à opção de iniciar o shell EFI em todos os seus computadores. Usando essas configurações de fábrica, sua entrada no EFI do seu MacBook Pro é limitada a vários comandos de tecla na inicialização.
Utilitários de terceiros
A Apple desativa o mecanismo padrão para entrada no shell EFI em seus computadores, mas não o próprio shell EFI. Se você deseja iniciar o shell EFI, pode baixar software de terceiros que altera a interface que o EFI mostra na inicialização. Isso inclui a opção de iniciar o shell EFI. No entanto, instalar este tipo de software pode ser perigoso. Se o EFI do seu MacBook Pro for corrompido, seu computador pode não inicializar corretamente. Danos ao próprio software que inicia o computador exigirão um reparo técnico, e adulterar a EFI pode anular a garantia do seu MacBook Pro.