Os alto-falantes sem fio oferecem flexibilidade na organização do sistema de som, mas têm pontos fracos. Esteja o seu conectado ao transmissor por raios infravermelhos, ondas de rádio ou Bluetooth - o que requer "emparelhamento" com um dispositivo habilitado para Bluetooth, como um iPhone ou um computador - o sinal pode ficar ruim ou completamente inexistente. Alguns problemas, como uma fonte de alimentação ruim ou configurações incorretas, são comuns a qualquer sistema de som, mas os sistemas sem fio também apresentam um conjunto único de desafios que é diferente do apresentado pelos alto-falantes com fio.
Sem som
Etapa 1
Siga o cabo de alimentação até uma tomada se os alto-falantes não estiverem produzindo nenhum som e confirme se eles estão conectados. Se estiverem, verifique se o cabo está bem encaixado no soquete do alto-falante. Mude o plugue para uma tomada diferente para ver se isso resolve o problema.
Etapa 2
Observe as outras partes do sistema, como o transmissor, para confirmar que elas também estão conectadas a uma fonte de alimentação. Se a alimentação estiver ligada, troque os cabos entre o transmissor e o receptor ou conecte o transmissor a uma fonte de som diferente. Se você estiver controlando a configuração com um controle remoto, substitua as pilhas por novas para ver se isso faz diferença.
Etapa 3
Ajuste as configurações do seu sistema de som. O receiver pode estar no modo mudo ou o som pode estar baixo demais para ser ouvido. Se apenas um alto-falante estiver silencioso, verifique se o controle de balanço está definido para fornecer som aos dois alto-falantes igualmente.
Etapa 4
Altere a posição dos alto-falantes. Se seus alto-falantes operam na banda de 5,8 GHz ou usam tecnologia infravermelha para receber sinais, eles precisam ficar mais próximos do transmissor do que um alto-falante de 2,4 GHz. Os alto-falantes infravermelhos também exigem posições de linha de visão para funcionar corretamente.
Sinal ruim
Etapa 1
Ajuste os controles de frequência do seu sistema para uma nova configuração e, em seguida, sintonize os alto-falantes para encontrar uma configuração que forneça um sinal claro e forte.
Etapa 2
Caminhe pela sua casa e identifique outras fontes de rádio na faixa de 2,4 GHz, se seus alto-falantes sem fio funcionarem nessa frequência. Esta é uma gama padrão para dispositivos como telefones sem fio, telefones celulares e babás eletrônicas, que podem interferir no seu sinal, assim como seu forno de micro-ondas. Veja se desligar os dispositivos enquanto você está ouvindo elimina a interferência.
Etapa 3
Aproxime os alto-falantes do transmissor. Com menos distância a percorrer, o sinal se degrada menos. Uma distância menor também reduz a chance de uma barreira, como um aparelho de metal pesado ou uma parede de concreto, interferir ou distorcer o sinal.
Emparelhamento sem sucesso
Etapa 1
Reconecte seu dispositivo Bluetooth ao adaptador de alto-falante se tiver desativado recentemente o Bluetooth no dispositivo, pois depois que o Bluetooth for ativado, ele não se reconectará automaticamente ao alto-falante. Vá até as configurações do seu dispositivo e confirme se elas estão configuradas para transmitir via Bluetooth. Se o Bluetooth do seu computador estiver desligado, por exemplo, nada acontecerá.
Etapa 2
Aproxime os alto-falantes do dispositivo. O alcance do Bluetooth é de aproximadamente 30 pés. Se houver obstruções sólidas entre o dispositivo e os alto-falantes, remova-as ou reposicione o sistema para que não haja obstáculos no caminho do sinal.
Etapa 3
Use as instruções do fabricante para limpar a lista de emparelhamentos Bluetooth em seu dispositivo e alto-falantes e, em seguida, recomece o processo de emparelhamento, repetindo as etapas que você executou originalmente para configurar a conexão sem fio.