Devido ao tamanho estranho da tela e ao teclado limitado, é fácil ficar frustrado usando o ConnectBot em um smartphone. Desbloquear a capacidade de abrir uma sessão SSH de seu dispositivo portátil, no entanto, requer apenas alguns ajustes. Ao adicionar um teclado completo, entender os novos comandos baseados em furto e inserir o endereço de conexão ao lado do nome de usuário, você pode começar a abrir facilmente várias sessões SSH a partir de um dispositivo portátil.
Preparando-se para usar o ConnectBot
O ConnectBot usa o trackball de um telefone como a tecla Alt. Se o seu telefone não tiver um trackball - um pequeno botão físico, normalmente na parte inferior central usado para tarefas comuns - a equipe do ConnectBot recomenda baixar um teclado completo. (Consulte recursos.) Aplicativos de teclado completos adicionam uma tecla Alt ao teclado virtual do seu telefone.
Abrindo uma sessão com o ConnectBot
Depois de abrir o aplicativo em seu telefone, a conexão é relativamente simples. Quando você abre o programa, ele imediatamente solicita que você abra uma sessão. Defina seu tipo de conexão para Telnet, SSH ou Local usando a lista suspensa -- SSH é a opção padrão e a mais segura. Na caixa ao lado do tipo de conexão, digite seu terminal SSH e nome de usuário no formato "[username]@[address]:[port number]", menos as aspas. Por exemplo, para se conectar ao endereço IP 192.168.1.20 como usuário "user1" na porta 22, digite "
[email protected]:22". Quando conectado, tocar no botão "Voltar" do seu dispositivo Android permite que você abra outra sessão.
Navegando no ConnectBot
O ConnectBot utiliza os recursos de uma tela sensível ao toque para fornecer um novo controle sobre as sessões SSH. Quando várias sessões estão abertas, você pode alternar entre elas deslizando para a esquerda ou para a direita com o dedo. Durante uma sessão, deslizar para cima e para baixo cria dois movimentos diferentes. Deslizar para cima e para baixo no lado esquerdo salta página por página pelo histórico do terminal. Deslizar para cima ou para baixo no lado direito rola linha por linha pelo histórico do terminal.
Advertências para usar o ConnectBot
O ConnectBot não foi projetado para funcionar no modo paisagem - o teclado, nesse caso, ocupa a tela inteira.
A segurança é uma preocupação. O ConnectBot não fecha até que você faça logout completo de uma sessão. Pressionar a tecla "Home" em um telefone que não está bloqueado por senha ou número PIN pode deixar suas sessões do ConnectBot vulneráveis. Para evitar esse problema em potencial, use o ConnectBot em um telefone bloqueado e use o botão "Voltar" para encerrar totalmente sua sessão antes de sair do programa. Por fim, verifique se você está em um sinal sem fio criptografado, principalmente se usar Telnet padrão não criptografado em vez de SSH.