Um ponteiro ou cursor do mouse geralmente é uma seta sólida e que não pisca ou uma forma semelhante quando você está trabalhando com o sistema operacional. Em aplicativos como o Microsoft Word, o cursor muda para uma barra vertical que pisca para indicar onde você está no documento. Mas um cursor que pisca rapidamente ou pisca erraticamente pode indicar problemas com o mouse ou os drivers do mouse, problemas de vídeo ou uma taxa de intermitência do cursor muito alta.
Controlando a taxa de intermitência do cursor
Um cursor piscando pode ser causado por configurações de teclado nas quais a taxa de intermitência do cursor está muito alta. A taxa de intermitência do cursor pode ser alterada no Windows 7 através do Painel de Controle em Propriedades do Teclado. No Windows 8, as Propriedades do Teclado são acessadas através do Painel de Botões. Em ambas as versões, a taxa de intermitência do cursor pode ser desacelerada, parada ou acelerada movendo o controle deslizante na caixa Taxa de intermitência do cursor. A taxa de intermitência, o tamanho e a aparência do cursor também podem ser alterados nas opções de acessibilidade ou nas opções de facilidade de acesso no Windows. Em um Mac, as configurações de mouse, teclado e trackball podem ser alteradas nas Preferências do Sistema.
Drivers de mouse e teclado
O driver do mouse e o driver do teclado podem estar fazendo com que o cursor pisque. Verifique as versões do driver que você instalou para o seu hardware e certifique-se de que sejam as versões mais recentes. Verifique os sites do fabricante para obter informações sobre conflitos de hardware e software com os programas em execução. Mouses ou teclados sem fio podem ter conflitos de USB que podem fazer o cursor piscar. Se você estiver usando produtos sem fio, o cursor pode piscar de forma irregular quando as pilhas do mouse ou do teclado estiverem fracas.
Problemas de driver de vídeo
Os problemas do driver de vídeo podem se manifestar de várias maneiras, uma das quais está fazendo com que o cursor pisque ou desapareça completamente. Verifique se você tem a versão mais recente dos drivers da placa de vídeo necessários para seu hardware e sistema operacional. O site do fabricante da placa de vídeo é um bom lugar para começar a solucionar problemas e geralmente tem drivers de vídeo para download e uma seção de perguntas frequentes. O site do fabricante do sistema operacional ou fóruns de computador online são boas fontes para descobrir problemas conhecidos com placas de vídeo e seu sistema operacional. Os drivers DirectX da Microsoft são atualizados periodicamente e você deve garantir que tenha a versão mais recente compatível com seu hardware e software.
Software antivírus e outros problemas
Um cursor piscando em um navegador da Internet pode ser causado por problemas relacionados à codificação CSS ou scripts executados no navegador. Para solucionar um problema de codificação, tente visitar um site que não execute CSS ou scripts para ver se o problema desaparece. O software antivírus também pode interferir no software do driver e fazer com que o cursor pisque. Verifique o site do fabricante para obter informações sobre problemas do produto e solução de problemas. Se o seu computador estiver ocupado com muitos programas em execução ou estiver salvando arquivos ativamente no disco rígido ou lendo um CD ou DVD, o cursor poderá piscar temporariamente enquanto o sistema estiver ativo.