O Domain Name System serve como "páginas brancas" da Internet, contendo os endereços IP necessários para se conectar a páginas da Web, servidores FTP e outros computadores conectados à Internet. Os servidores DNS mantêm uma tabela de sites e seus endereços correspondentes, fornecendo essas informações aos usuários como auxílio à navegação. É possível navegar pela Internet sem acesso a uma tabela DNS, mas não é uma experiência muito amigável.
Endereços IP
Um endereço IP é uma sequência de quatro números, cada um entre 0 e 255. Os endereços IP são de natureza hierárquica, com cada número sucessivo referindo-se a uma divisão mais precisa do espaço da Web. Por exemplo, muitos roteadores domésticos usam o bloco de endereços 192.168.1.x, permitindo até 255 endereços individuais nesse espaço. Se você souber o endereço IP de um site ou outro sistema que deseja acessar, poderá digitar essa sequência de números em seu navegador e conectar-se diretamente ao sistema de destino.
DNS
Como memorizar grandes sequências de números pode ser difícil e frustrante, o Domain Name System permite o uso de nomes de sites fáceis de lembrar. As tabelas DNS são listas de nomes de sites com os IPs correspondentes anexados, permitindo que os navegadores pesquisem sites de destino e se conectem aos servidores apropriados. Para acelerar as consultas, os servidores DNS cooperam uns com os outros, transferindo solicitações para os servidores de nomes apropriados para evitar que qualquer banco de dados fique muito grande. Como a Internet pode rotear rapidamente as solicitações através de muitos nós diferentes, isso permite que os usuários acessem o diretório distribuído de nomes de sites rapidamente, em vez de forçá-los a esperar por uma longa pesquisa no banco de dados.
Como funcionam as tabelas
Se você digitar o endereço "maps.google.com" em seu navegador, ele enviará uma solicitação ao servidor DNS do seu ISP, que procurará em sua tabela DNS de nível superior e localizará um servidor de nomes ativo para endereços .com. Em seguida, ele passa a solicitação para esse servidor, que usa sua própria tabela para localizar um servidor de nomes para endereços google.com. O servidor de nomes google.com consulta sua tabela e fornece o endereço IP para maps.google.com, e seu navegador se conecta ao site. Embora sua solicitação possa ser roteada por vários servidores diferentes antes de você ser direcionado para o endereço correto, o processo pode levar menos de um segundo.
DNS dinâmico
Outro tipo de tabela DNS oferece serviço para usuários que desejam executar um servidor em seu PC doméstico, mas não possuem uma conexão permanente com a Internet. Como o endereço IP de um usuário de cabo ou DSL pode mudar de sessão para sessão, os servidores DNS dinâmicos oferecem a esses usuários a capacidade de correlacionar um endereço de nome de domínio permanente com sua conexão. Esses serviços usam um programa que pode detectar qualquer alteração no endereço IP do seu computador, transferindo essas informações para o servidor DNS dinâmico, que atualiza suas informações para refletir a alteração. As tabelas DNS dinâmicas são atualizadas com muito mais frequência do que as tabelas DNS tradicionais, o que pode levar horas ou até dias para refletir as alterações.