O cache DNS armazena o endereço IP de cada site que você visita. Armazenar essas informações onde o navegador possa encontrá-las rapidamente permite conexões mais rápidas. No entanto, há motivos para liberar seu DNS, incluindo proteger seu histórico de navegação e ajudar a resolver certos erros. Você pode liberar seu DNS no Windows, OS X e Linux usando o prompt de comando.
Segurança
Qualquer pessoa com acesso ao seu computador pode consultar seu cache DNS e ver quais sites você visitou. Iniciar o prompt de comando do Windows e digitar "ipconfig /displaydns" revela todas as entradas em seu cache. Depois de limpar o cache, ele fica vazio, exceto por itens que são atualizados automaticamente, como antivírus ou clientes de e-mail verificando mensagens.
Limpar conexões ruins
Não há uma lista separada para respostas de IP ruins, então todas as conexões ruins são agrupadas com as boas. Se, por algum motivo, você tiver o endereço IP errado em seu cache, a limpeza do DNS removerá a entrada incorreta e fará com que o navegador obtenha a entrada IP correta. Os motivos pelos quais seu DNS pode ter a entrada errada para um site podem incluir um vírus ou outro malware, um erro com seu ISP ou o site que você está visitando mudou de endereço IP desde sua última visita.
Remover dados DNS antigos
Há mais de um provedor de DNS por aí. Por exemplo, o Google fornece um serviço de cache e resolução de DNS; outra opção de DNS é Open DNS. Mesmo depois de alterar seu DNS, se seu cache estiver cheio de sites visualizados com frequência do seu DNS antigo, o navegador irá extrair do cache - não do novo serviço. Ao limpar o cache, você começa a extrair do novo DNS.
Liberando DNS
Limpar o DNS em qualquer sistema requer que você abra uma janela de prompt de comando. No Windows, abra o terminal pressionando a tecla Windows e a tecla "R"; digite "cmd" e pressione a tecla "Enter". Para limpar seu DNS, digite "ipconfig /flushdns"; quando terminar, você verá uma mensagem exibindo seu flush bem-sucedido. No OS X, abra a janela do terminal e digite "dscacheutil -flushcache". Para usuários do Linux, o comando é "/etc/rc.d/init.d/nscd restart".