>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

O que é um cabeçalho do X-Mailer?


Quando você recebe um email, o cabeçalho na parte superior da mensagem inclui vários dados sobre o email. Além de informar quem enviou o e-mail, quando o e-mail foi enviado, quando o e-mail foi entregue, o assunto do e-mail e outras informações, o cabeçalho também terá uma linha X-Mailer. Em essência, a linha do X-Mailer no cabeçalho do e-mail informa qual programa foi usado para redigir e enviar o e-mail original "(Consulte a Referência 1)".

Como visualizar as informações do cabeçalho


A visibilidade dos cabeçalhos de e-mail varia um pouco dependendo de qual cliente de e-mail você usa ou de qual o remetente usou. Alguns programas de e-mail exibem cabeçalhos por padrão, enquanto outros, como o Gmail, os ocultam para oferecer uma experiência de usuário mais limpa e simples.

Portanto, se você quiser ver as informações do cabeçalho, incluindo a linha X-Mailer no Gmail, abra uma mensagem de e-mail específica, clique na seta para baixo ao lado do botão Responder e clique em Mostrar original no menu suspenso. A cópia bruta ou original do e-mail permitirá que você examine todas as informações do cabeçalho incluídas na mensagem.

X-Mailer ausente


Mesmo depois de encontrar as informações do cabeçalho de seus e-mails, talvez você não consiga encontrar a linha do X-Mailer. Continuando com o exemplo do Gmail, você só verá uma linha do X-Mailer se o e-mail em questão foi enviado usando um programa de e-mail real no computador do remetente. Como os clientes de webmail estão se tornando cada vez mais comuns, os cabeçalhos do X-Mailer estão se tornando menos comuns. No entanto, se o seu remetente enviar um e-mail para você usando o Apple Mail, Thunderbird, Outlook ou outro programa de e-mail real, você ainda deverá receber um X-Mailer.

Os usos de um cabeçalho do X-Mailer


O cabeçalho do X-Mailer é bom para satisfazer a curiosidade sobre a origem de uma mensagem de e-mail, mas também traz benefícios práticos. Os filtros de spam às vezes examinam o campo X-Mailer para bloquear mensagens indesejadas com mais eficiência. Se o cabeçalho contiver o nome de um programa usado para enviar spam, o filtro de spam poderá jogar a mensagem diretamente na pasta de lixo eletrônico. Infelizmente, muitos remetentes de spam hoje em dia são capazes de enviar mensagens sem um cabeçalho X-Mailer ou simplesmente usar programas de e-mail populares, que nenhum filtro de spam vai sinalizar, como o Microsoft Outlook. Como resultado, o cabeçalho do X-Mailer é apenas parcialmente útil para filtrar spam.