Um localizador de recursos universal (ou uniforme) é uma cadeia de caracteres que um programa usa para se conectar a um recurso da Internet, como uma página da Web ou um endereço de e-mail. Além de um endereço básico, como "amazon.com", a URL pode incluir um token de dados que um servidor da Web usa para identificar você ou sua sessão. Isso permite que o servidor forneça informações mais sofisticadas, consistentes e personalizadas.
URL
Uma URL tem várias partes, incluindo o método de acesso e os nomes de servidor, domínio e página. Por exemplo, na URL "news.yahoo.com/business" o método de acesso é Hypertext Transport Protocol, também conhecido como HTTP, o nome do servidor é "news" e o domínio é "yahoo.com". O nome após a barra indica a página de negócios do Yahoo News. Se um ponto de interrogação segue o nome de uma página, como em "news.google.com/nwshp?hl=en&tab=wn", os itens que seguem a página "nwshp" são parâmetros que o Google usa para exibir as notícias. Por exemplo, "hl=en" define o idioma da página como inglês. Os programadores da Web podem colocar informações de dezenas de parâmetros em uma URL, portanto, quando você clica em um link, o servidor da Web recebe as informações. Tokens são dados gerados automaticamente por um servidor Web e passados como parâmetros em URLs.
Programação
Muitos sites, incluindo fóruns, bancos, agências de notícias e varejistas, têm páginas da Web dinâmicas que se reconfiguram para fornecer informações personalizadas. Esses sites usam programas que produzem páginas da Web como saída. Os programas recebem informações passadas a eles em parâmetros de URL, decodificam os parâmetros e geram páginas da Web com base nessas informações.
Redirecionamento
Em vez de servir uma página, um programa da Web pode enviar seu navegador para um site ou página diferente sem que você precise clicar em um link. Por exemplo, se uma organização reformular seu site, uma página que você marcou pode exibir uma mensagem informando sobre a alteração e informa que ela o enviará para uma nova página em cinco segundos. Os desenvolvedores da Web chamam esse processo de "redirecionamento" e, entre outros usos, permite que diferentes sites passem automaticamente usuários da Web para diferentes sites cooperantes. Se você fizer login em um site e ele enviar seu navegador para outro, o primeiro site poderá colocar um token em sua URL.
Autenticação
Os tokens de URL são uma maneira de conceder aos usuários permissão de acesso a vários recursos da Web. Quando você faz login em um site da Web com um ID de usuário e senha, essas informações fornecem acesso ao site. Se o proprietário do site tiver um contrato com outro site, o primeiro site poderá dar a você acesso às informações hospedadas no segundo site. O primeiro site envia uma solicitação de token de autenticação ao servidor Web do segundo site. O servidor gera um código de segurança e o passa para o primeiro site. O primeiro site redireciona seu navegador para o segundo site usando o token na URL. Seu navegador faz login no segundo site automaticamente usando o token. Isso permite que você visualize o segundo site sem a etapa adicional de fazer login nele.