As Redes de Valor Agregado de Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI), mais comumente conhecidas como VANs, datam da década de 1980 e daqueles anos agora quase inimagináveis antes da Internet. Originalmente consistindo em linhas telefônicas seguras usadas para transferir dados importantes ou confidenciais, as VANs evoluíram para incorporar a funcionalidade da Internet, mas continuam a fornecer serviços semelhantes, incluindo transferência de dados, armazenamento, criptografia e conversão de formato. Dependendo da natureza do seu negócio de comércio eletrônico, uma VAN pode ser uma boa escolha para você.
Vantagens:segurança e confiabilidade
Como um sistema projetado especificamente para transferência segura de dados, a arquitetura de informações por trás da maioria das VANs, incluindo tudo, desde métodos de criptografia a protocolos seguros de transferência de dados, tende a ser muito mais sofisticada do que sua configuração média de firewall ou segurança de rede. Naturalmente, esse nível de segurança é provavelmente desnecessário para a maioria dos dados, mas pode ser uma vantagem crítica para uma empresa de comércio eletrônico que lida com dados confidenciais, como informações de cartão de crédito, detalhes de contas bancárias ou informações de design proprietário para fabricantes. As VANs também tendem a ser mais confiáveis do que servidores de e-mail seguros ou outros sistemas que sofrem interrupções periódicas.
Vantagens:Novos recursos da era da Internet
À medida que as VANs entraram na era da Internet e lutaram para acompanhar as soluções de segurança online, como a codificação XML, os provedores de VAN introduziram vários novos serviços que podem ser muito úteis para empresas de comércio eletrônico. As Redes de Entrega de Transação (TDNs), por exemplo, são uma nova variedade de VAN baseada na Internet que garante transações de dados seguras de um ponto a outro, com recursos adicionais como criptografia aprimorada, disponibilidade garantida do servidor e notificações de sucesso de entrega. Muitas VANs modernas também podem ser programadas para gerar automaticamente certos tipos de transferências de dados, como pedidos de fábrica ou notificações de clientes. Isso pode economizar dinheiro para uma empresa de comércio eletrônico e melhorar o relacionamento com fornecedores e clientes.
Desvantagens:custo e instalação
Os recursos adicionais disponíveis em uma VAN não são gratuitos. Na verdade, muitas das VANs mais sofisticadas podem ser bastante caras, cobrando custos de assinatura ou taxas de transferência de dados. Configurar uma VAN em seu negócio de comércio eletrônico também pode ser bastante complexo e caro, muitas vezes exigindo novos equipamentos ou treinamento de funcionários à medida que os processos de gerenciamento de dados mudam. Esses custos adicionais podem valer a pena para algumas empresas que estão particularmente preocupadas com a segurança de dados, mas não para todas as operações de comércio eletrônico.
Desvantagens:a espada de dois gumes do uso de VAN
Dado o custo adicional da contratação do serviço, os sistemas VAN são mais frequentemente encontrados em grandes corporações e sites de comércio eletrônico. Uma pequena empresa com uma VAN, portanto, pode agilizar a comunicação e as transações com os maiores players da área, uma vantagem considerável em alguns setores, como os revendedores de e-commerce. Ter uma VAN, no entanto, também pode tornar a comunicação mais complicada com pequenos players que dependem de métodos mais simples de transferência de dados. As pequenas empresas geralmente são forçadas a manter seus sistemas antigos funcionando após a contratação de uma VAN para se comunicar com alguns de seus parceiros e afiliados menores.