O termo "módulo de persistência", quando associado ao seu computador, pode se referir a coisas diferentes, dependendo das opções de software e hardware instaladas em seu sistema. Os diferentes módulos de persistência não estão relacionados entre si e podem coexistir independentemente em seu computador, tornando importante determinar a origem e o nível de ameaça de qualquer arquivo antes de tentar acessá-lo ou excluí-lo.
Segurança
Às vezes, um módulo de persistência é um software instalado nos arquivos centrais do computador que informa ao sistema como inicializar, conhecido como BIOS, ou instalado e armazenado com o restante dos arquivos. Os fabricantes normalmente incorporam esses arquivos - que não devem ser acessados ou alterados regularmente - no BIOS do computador quando ele é construído. Este módulo de persistência não é executado a menos que seja ativado após um roubo, caso em que pode ajudá-lo a acessar e operar remotamente seu computador. Sua finalidade é permanecer funcional, mesmo que o sistema sofra reformatação ou alterações severas.
Configurações
O módulo de persistência também pode representar configurações para os gráficos do seu computador. Nesse cenário, o módulo de persistência é um processo de computador que normalmente é iniciado quando o computador é inicializado, fornecendo consistência de exibição em diferentes tipos de software. O módulo comunica a cada programa as configurações gráficas primárias que você escolheu para o seu sistema, permitindo uniformidade na resolução e cor, por exemplo. O arquivo associado a esse tipo de processo é o Igfxpers.exe.
Malware
Embora o módulo de persistência e os arquivos associados a ele possam ser legítimos, arquivos potencialmente prejudiciais podem tentar usar seu nome para parecer seguros e obter acesso a pastas importantes, devido aos locais confidenciais em que os arquivos estão localizados nativamente. O arquivo associado aos gráficos do seu computador geralmente está localizado na pasta System32 do seu computador ou em suas subpastas. Se você o vir em vários locais, a verificação do arquivo com o software antivírus do seu computador ajudará a determinar se é malware.
Informações Adicionais
O módulo de persistência é nomeado por sua capacidade de manter sua funcionalidade e os recursos associados ao seu software por meio de diferentes eventos. No caso de proteção do sistema, caso o módulo de persistência ainda não esteja na BIOS do computador, você deve instalá-lo em uma partição especial do disco rígido do sistema. A segurança do computador tem uma chance maior de ser comprometida se o módulo estiver armazenado lá, no entanto, devido à maior possibilidade de que alguém possa alterar ou excluir os arquivos associados no local menos seguro.