A Hewlett-Packard desenvolveu a Printer Command Language, ou PCL, para suas impressoras jato de tinta na década de 1980. Tornou-se difundido com a introdução do PCL3 para a popular impressora LaserJet da empresa. PCL5 é a última versão a ser baseada no código tradicional que o driver do computador envia à impressora para dar as instruções de como imprimir a página. PCL6, também conhecido como PCL-XL, é um driver mais poderoso que opera de forma completamente diferente, mantendo o nome PCL.
Idioma
Embora a HP considere o PCL5 e o PCL6 como drivers de linguagem de comando da impressora, cada software usa linguagens diferentes para fornecer dados às impressoras. PCL5 e versões anteriores dos drivers HP usam código ASCII para enviar os dados e comandos do aplicativo do computador para a impressora. O PCL6 compila as páginas do aplicativo do computador em um formato binário antes de enviar o pacote para a impressora. A nova linguagem binária é mais compacta e oferece recursos adicionais.
Funções
Até PCL5, os drivers de impressora têm funcionalidade limitada. Esses drivers fornecem comandos como para uma nova página ou novo parágrafo e identificam as fontes do documento. A resolução geralmente é fixa e limitada a 300 dpi. No PCL6, o driver também pode atender aos requisitos de imagens e gráficos. Ele traduz diagramas vetoriais, bem como mapas de bits, e pode lidar com resoluções mais altas. Como processam comandos gráficos complexos diretamente, os drivers PCL6 operam mais rapidamente e geram menos tráfego.
Operação
Os drivers PCL até PCL5 utilizam caracteres especiais para iniciar comandos e enviam o texto do documento a ser impresso como texto normal. As impressoras respondem aos caracteres especiais, geralmente precedidos pelo caractere representado como "Esc" em um teclado, realizando ações simples, como iniciar uma nova linha. O PCL6 é voltado para a impressão de gráficos coloridos e texto. Essa impressão requer comandos mais complexos e o texto simples se torna menos importante. O PCL6 recebe comandos da interface gráfica do usuário do sistema operacional e os traduz em comandos para a impressora. Como resultado, a impressão corresponde mais ao que o aplicativo mostra na tela do computador.
Compatibilidade
A HP inclui todos os comandos das versões anteriores do PCL na nova versão do PCL. PCL5 é totalmente compatível com versões anteriores. O PCL6 possui uma estrutura modular e, como tal, não inclui os comandos mais antigos da mesma forma. Em vez disso, a HP adicionou um módulo chamado PCL6 Standard para garantir a compatibilidade com versões anteriores. Devido à nova estrutura, essa compatibilidade não é perfeita, e a HP recomenda resolver problemas de compatibilidade com PCL6 substituindo o driver pela versão PCL5 mais recente.